Tem o nariz entupido? Saiba como aliviar a congestão nasal

Com os dias mais frios chegam também os problemas de gripes e constipações.

Tem o nariz entupido? Saiba como aliviar a congestão nasal

Tem o nariz entupido? Saiba como aliviar a congestão nasal

Com os dias mais frios chegam também os problemas de gripes e constipações.

Com os dias mais frios chegam também os problemas de gripes e constipações. É normal que se, nos próximos tempos, ficar doente sinta também o seu nariz entupido, mas não se preocupe pois há várias estratégias capazes de aliviar este sintoma.

De acordo com o site da CUF, a congestão nasal pode ser causada por qualquer fator que provoque irritação ou inflamação dos tecidos nasais, sendo alguns dos mais frequentes a constipação, gripe, sinusite, alergias e agentes irritantes.

Mas há ainda outras possíveis causas da congestão nasal, nomeadamente ter o septo nasal desviado, a presença de um corpo estranho no nariz, ar muito seco, hipertrofia dos adenoides, alterações hormonais, medicamentos ou pólipos nasais.

Como aliviar o nariz entupido em casa

Quando temos o nariz entupido, é muito importante manter as vias nasais húmidas pois o ar seco pode aumentar a irritação. Segundo a informações presente no site da CUF, existem estratégias para adotar em casa. São elas:

– Tomar um banho mais demorado ou fazer vapores utilizando uma taça grande com água quente e cobrindo a cabeça com uma toalha. Utilizar um humidificador ou um vaporizador.

– Aumentar a ingestão de líquidos para fluidificar as secreções. Os caldos quentes – como a canja de galinha – e chá quente também podem ajudar.

– Aplicar um spray nasal à base de água do mar, evitando que as vias nasais sequem.

– Fazer uma lavagem do nariz, recorrendo a um kit de irrigação nasal. Deve ser usada uma solução salina ou água esterilizada. Depois de cada utilização, lave o irrigador nasal e deixe-o secar ao ar. Pode fazer esta lavagem 1-2 vezes por dia.

– Colocar uma toalha quente molhada no rosto para aliviar o desconforto e desobstruir as vias nasais.

– Na cama, manter a cabeça mais elevada que o resto do corpo, colocando almofadas atrás das costas para facilitar a respiração.

– Assoar-se de forma suave, de modo a que o muco não seja “empurrado” para a zona dos ouvidos ou outras partes das vias nasais. Utilize um lenço descartável e deite-o fora depois de utilizado. Não se esqueça de lavar as mãos depois de se assoar.

Quando ir ao médico?

Deve consultar o seu médico se a congestão nasal dura há mais de sete dias ou os sintomas sofreram um agravamento e se, além do nariz entupido, exista a presença de muco verde, amarelo, sangue ou febre.

Para ler depois
Gripe ou constipação? Conheça as diferenças e saiba como tratar
O tempo que se faz sentir é ideal para o aparecimento das constipações e gripes. Apesar de muitas vezes serem confundidas, os vírus responsáveis pelas duas são distintos (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS