Saiba como harmonizar vinhos e sobremesas de maneira fácil

Conheça alguns tipos de uvas e vinhos que casam perfeitamente com doces servidos na sobremesa, para criar uma experiência agradável e rica em sabores.

Saiba como harmonizar vinhos e sobremesas de maneira fácil

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo, com diferentes tipos de uvas, processos e lugares do mundo que produzem essa iguaria. É comum ficar em dúvida no momento de harmonizar a bebida com uma refeição. Mais dúvidas ainda surgem se a questão for harmonização de vinhos e sobremesas. Como combinar vinho e doces para que haja harmonia e que as duas coisas se juntem para uma experiência agradável?

Nos países europeus, é muito comum servir uma taça de vinho diferente no momento da sobremesa.

O que deve ser escolhido primeiro, o vinho ou a sobremesa?

Segundo as regras da culinária, é sempre decidido primeiro a refeição e depois a bebida para acompanhar. No momento da sobremesa, não é diferente; uma vez escolhido o prato e qual a sua base, pode ser um prato à base de leite e ovos, ou chocolate, frutas, nozes ou até mesmo compotas, aí então escolhe-se o vinho. A escolha deve ser feita de forma a complementar a experiência proposta pela sobremesa – doces leves e delicados necessitam de vinhos que sejam igualmente leves, enquanto sobremesas mais pesadas precisam de um acompanhamento mais robusto; quando as duas coisas conversam entre si, nenhuma se sobressai e rouba a cena da outra.

A sobremesa feita à base de chocolate

O chocolate é a primeira opção que vem à mente no momento de uma sobremesa; normalmente, para fazer harmonização com vinhos, é preferível utilizar o chocolate mais amargo e mais rico em sabor.

Para sobremesas formadas por mousses, bolos e tortas de chocolate, o indicado é utilizar um vinho fortificado, como o Vinho do Porto, com corpo mais licoroso e adocicado. Se a sobremesa for de chocolate amargo, opta-se por vinhos tintos mais encorpados e com taninos mais densos; é muito comum utilizar vinhos com uvas Cabernet Sauvignon ou Syrah, que, inclusive, são mais secos.

Se for utilizado chocolate branco ou ao leite, são indicados os vinhos frisantes de uvas Moscatel, que são mais leves e possuem uma estrutura de açúcares que se complementam com essas variedades de chocolate.

Doces com frutas

Saladas de frutas ou tortas com grandes quantidades de frutas necessitam de vinhos leves e que tenham um teor levemente cítrico. Nessa categoria, enquadram-se os espumantes e rosés – vinhos brancos de uvas Moscato são bem-vindos nesse tipo de harmonização. O importante é que o vinho seja levemente seco, para que a doçura no paladar fique a cargo das frutas que serão servidas.

Doces com leite e ovos

Sobremesas à base de leite e ovos estão muito presentes nas culinárias portuguesas e francesas; portanto, se utilizar vinhos desses dois países, a vitória é certa. Vinhos de colheita tardia concentram mais os sabores e têm toques aveludados na língua, o que combina com doces lisos como pudins, creme brûlée e cheesecakes.

Vinhos com uvas do tipo Riesling são uma escolha acertada para qualquer ocasião envolvendo sobremesas cremosas. Vale lembrar que a maioria dos vinhos de sobremesa deve ser servida gelada, portanto deve ser armazenada no frigorífico pelo menos 12 horas antes de ser servida; o vinho deve ficar na posição horizontal e não pode encostar no fundo da geladeira, para não gelar de maneira desigual.

Impala Instagram


RELACIONADOS