Saiba como aliar a decoração da casa e a segurança do seu animal de estimação

Alguns materiais e itens podem fazer a diferença na limpeza, organização e evitar acidentes e mal-estar dos bichinhos.

Saiba como aliar a decoração da casa e a segurança do seu animal de estimação

Os animais de estimação são grandes companheiros que precisam de atenção e cuidado, assim como uma criança. Os bichinhos podem ser muito curiosos e brincalhões, portanto é necessário adaptar os cômodos da casa para deixá-los mais seguros e evitar acidentes.

Com a implementação de algumas dicas básicas de decoração, é possível promover o bem-estar dos pequenos membros da família e o conforto dos tutores, deixar o lar arrumado e organizado e facilitar o trabalho de limpeza.

O mercado pet cresce diariamente com novas invenções, como brinquedos estimulantes, fontes de água, comedouros automáticos, entre outros artigos. Aliados aos produtos destinados aos bichinhos, também é preciso pensar em como artigos de decoração e mobília da casa devem unir o conforto dos pequenos e seus tutores. Algumas dicas são muito importantes para priorizar a organização da residência, garantir uma maior segurança dos pequenos membros da família e o bem-estar de todos.

Confira algumas dessas dicas a seguir!

Piso

Os pisos de porcelanato, cerâmica ou vinílico são os mais recomendados. Esses materiais são mais fáceis de serem lavados e limpos, ajudando na praticidade e correria do dia a dia. Dentre eles, é importante optar por modelos que possuem algum tipo de textura ou que são antiderrapantes, pois os revestimentos lisos podem prejudicar as articulações dos animais em longo prazo ou provocar acidentes quando eles estão correndo e brincando, por não permitirem a aderência da patinha.

Os pisos de madeira não são boas opções e devem ser evitados. Eles são mais porosos, estando mais propensos a absorver sujeira, como a urina, dificultando a sua limpeza, assim como facilitam a proliferação de organismos como bactérias, fungos e também carrapatos.

Tecidos e estofados

É importante também escolher bem os tecidos e estofados que fazem parte da sua decoração. As cortinas de tecido, apesar de bonitas, podem desfiar e se sujar com facilidade quando temos um bichinho em casa mordendo, arranhando ou puxando a mesma. Para aliar beleza e praticidade, é mais vantajoso apostar nas persianas de rolo nas janelas e varandas.

Quanto a sofás, poltronas ou cadeiras, opte por cores não muito escuras. A depender da pelagem do animal, a sujeira e os pelos podem acumular e aparecer muito mais. O material mais recomendado é o couro ou o suede, que são mais fáceis de serem limpos e não desfiam.

Os tapetes devem ser considerados com bastante atenção. É preferível que seja feito de um material sintético, como fibras de poliéster, nylon, entre outras. A cor deve ser escolhida seguindo a mesma dica anterior sobre os estofados, e é preciso prestar atenção sempre que o bichinho fizer sujeira para limpar imediatamente, evitando danos à peça.

Cabos

Uma coisa muito perigosa no lar são os fios e cabos. É importante não deixá-los no chão, pois os bichinhos podem mordê-los e levar um choque ou se enrolar nos fios e acabar se asfixiando. Para isso, esconda os cabos em uma superfície mais elevada ou utilize canaletas para protegê-los.

Marcenaria

A marcenaria é uma importante aliada dos pets e da decoração da casa. Com o auxílio de uma furadeira, é possível instalar e construir espaços estimulantes, com passarelas e prateleiras para os gatos brincarem, ou móveis embutidos, como uma cama próxima a do dono, ou um comedouro na cozinha. Isso é muito importante para manter o lar organizado e dedicar espaços exclusivos para cada atividade.

Impala Instagram


RELACIONADOS