Aprenda a responder às 5 perguntas que mais se ouvem numa entrevista de emprego

Descubra quais as cinco perguntas que mais se fazem numa entrevista de emprego e aprenda a preparar as respostas.

Aprenda a responder às 5 perguntas que mais se ouvem numa entrevista de emprego

Aprenda a responder às 5 perguntas que mais se ouvem numa entrevista de emprego

Descubra quais as cinco perguntas que mais se fazem numa entrevista de emprego e aprenda a preparar as respostas.

Uma entrevista de emprego pode ser um momento complicado para muitas pessoas. Que podem até ficar nervosas com o desejo de mostrar que são o candidato perfeito para o lugar. O que faz com que tudo possa correr mal. Daí que o melhor conselho é que se prepare previamente para o que irá acontecer. E para ajudar nesta preparação, o Daily Star compilou aquelas que são as cinco perguntas que provavelmente irá ouvir durante uma entrevista.

Descubra quanto álcool deverá beber por semana para evitar um ataque cardíaco
Ciência defende que consumo de álcool pode ajudar a evitar um ataque cardíaco, mas é algo que não se aplica a todas as pessoas (… continue a ler aqui)

1 – Fale sobre si
Não é uma pergunta, mas um desafio. Aliás, é quase sempre a primeira coisa que se ouve numa entrevista de emprego. Tendo em conta que já enviou o currículo e uma carta de apresentação, evite repetir tudo isto. Aquilo que se irá destacar é a sua personalidade. “Comece com um breve resumo da história da sua carreira. Dê-lhes uma breve visão geral de como a sua carreira se desenvolveu, focando mais no que aprendeu e alcançou”, explica Margaret Buj, autora do livro Land That Job. Não divague muito, use uma voz clara e mantenha o contacto visual.

2 – Revele como lidou com uma situação difícil
Neste caso, pode recorrer a uma experiência num trabalho anterior. Pode falar da situação, as tarefas necessárias, a ação e o resultado. Siga este método que serve para mostrar como superou o problema, bem como as suas qualidades como solucionador de problemas.

Falar dos pontos fracos é algo muito importante

3 – Quais os seus pontos fracos?
Neste caso, o entrevistador quer perceber como reconhece as próprias fraquezas e como é que supera as mesmas. Este é daqueles casos que deverá pensar antes da entrevista. Caso pense em algo no momento, poderá passar uma imagem de desonestidade.

4 – O que o difere dos outros candidatos?
Este é o momento em que querem que se diferencie de todos os outros. Antes da entrevista pense nos seus pontos fortes e qualidades. Evite coisas como “trabalho muito” ou “tenho muito potencial”. Pode dar exemplos de épocas em que trabalhou muito ou um caso específico em que se tenha excedido.

5 – Por que quer trabalhar para nós?
Este é outro clássico das entrevistas. Aqui é uma espécie de rasteira. O empregador pode estar a querer saber se fez alguma pesquisa sobre a empresa a que está a candidatar-se. E é isso mesmo que deverá fazer. Fique a saber o que o entusiasma, o que existe que é do seu especial agrado. Nesta pergunta deverá focar-se nas necessidades da empresa e não nas suas.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS