Os cuidados que deve ter ao treinar ao ar livre durante o verão

Com a chegada dos dias mais quentes, é mais comum optarmos por treinos outdoor. No entanto, e antes de iniciar o treino, existem vários pontos a ter em consideração para assegurar que praticamos desporto nas melhores condições possíveis.

Os cuidados que deve ter ao treinar ao ar livre durante o verão

Os cuidados que deve ter ao treinar ao ar livre durante o verão

Com a chegada dos dias mais quentes, é mais comum optarmos por treinos outdoor. No entanto, e antes de iniciar o treino, existem vários pontos a ter em consideração para assegurar que praticamos desporto nas melhores condições possíveis.

Com a chegada dos dias mais quentes, é mais comum optarmos por treinos outdoor. No entanto, e antes de iniciar o treino, existem vários pontos a ter em consideração para assegurar que praticamos desporto nas melhores condições possíveis. O Urban Sports Club preparou alguns conselhos a ter em conta antes de sair para treinar ao ar livre durante o verão.

Escolher as horas de menor calor

Da mesma forma que, em idas à praia, devemos evitar as horas de maior calor, quando treinamos ao ar livre aconselha-se a manter a mesma preocupação. A exposição direta ao sol e temperaturas elevadas podem levar a condições como a desidratação e insolação – com consequências muito prejudiciais à saúde. Idealmente, devemos escolher treinar logo pela manhã ou ao final da tarde – alturas em que os raios solares não estão tão fortes e a temperatura está mais amena.

Aplicar protetor solar

É também uma preocupação a ter na praia e que se deverá manter em treinos outdoor: a aplicação de protetor solar deve fazer parte da rotina antes de começar a prática desportiva ao ar livre. A exposição à radiação UV por tempo prolongado – como é o caso de um treino outdoor – poderá ser prejudicial e causar queimaduras solares. O ideal é que se mantenha este hábito mesmo que a atividade seja maioritariamente praticada à sombra – já que a prevenção é a melhor estratégia a adotar.

Manter a hidratação

Sempre que praticamos exercício, devemos ter em atenção a ingestão de água – já que suamos bastante e perdemos muitos líquidos. Esta preocupação acentua-se em treinos ao ar livre, especialmente em dias quentes, já que a desidratação acelera. O ideal é que se leve uma garrafa de água durante o treino e se vá bebendo de forma regular durante a prática desportiva.

Utilizar roupa adequada

Vestuário leve, respirável, absorvente e sem algodão – são as opções ideais para treinar ao ar livre. Em dias especialmente quentes ou atividades cuja exposição solar é quase permanente, pode ainda fazer sentido levar um chapéu e óculos de sol.

 

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