ModaPortugal surpreende em Paris

Criadores e marcas de moda nacionais estiveram dois dias em Paris, no Showcase ModaPortugal. Propostas criativas, modernas e inovadoras levaram ao reconhecimento internacional

ModaPortugal surpreende em Paris

Criadores e marcas de moda nacionais estiveram dois dias em Paris, no Showcase ModaPortugal. Propostas criativas, modernas e inovadoras levaram ao reconhecimento internacional

A Galerie Perrotin, no coração do Marais, foi o local escolhido para acolher a primeira edição do Showcase MODAPORTUGAL. A iniciativa teve lugar nos dias 23 e 24 de junho, durante a Semana da Moda Masculina de Paris e, foi promovida pelo CENIT, em parceria com a ANIVEC (vestuário), APICCAPS (calçado), AORP (joalharia) e ModaLisboa/LisboaFashionWeek.

Vinte e sete designers e marcas de moda portuguesa, incluindo vestuário, calçado, joalharia e lifestyle, juntaram-se, pela primeira vez, na capital francesa com o objetivo de posicionar Portugal como um país de excelência na área da moda.

O Showcase MODAPORTUGAL “foi pensado numa lógica coletiva, quase como uma mini-embaixada daquilo que é o mood português contemporâneo, que sabe pensar, que sabe construir, que sabe fazer e que também tem alguma coisa de tradicional nas suas técnicas, mas que é um Portugal moderno” explicou, Eduarda Abbondanza, curadora deste evento.

O espaço foi dividido em três ambientes, a sala magna acolheu as marcas de vestuário e calçado, paredes-meias com a sala da ourivesaria, que albergou peças de joalharia numa mesa decorada com azulejos portugueses (ambas áreas concebidas pelo estúdio Pedrita). O terceiro espaço recriou o mar, através de som e imagem, numa instalação assinada por Eduarda Abbondanza.

“Este é um caminho muito interessante para a moda portuguesa”

Manuel Lopes Teixeira, CEO do CENIT reconheceu de imediato o sucesso desta estreia destacando, “a forma como a moda industrial conviveu de forma vantajosa com a moda de autor, adicionando uma faceta de design ao know-how industrial pelo qual Portugal já é reconhecido”. Também o vice-presidente da ANIVEC, João Paulo Pinto Machado, considera «fundamental reunir as competências dos sectores para reposicionar a imagem de Portugal enquanto criador de moda e não apenas de fabricante de moda para marcas». Do lado do calçado, Manuel Carlos, presidente delegado da APICCAPS, destacou o esforço desta cooperação como indispensável para alicerçar este projeto. «Há um elemento essencial, que é necessário para se fazer um caminho destes, com vários parceiros. Esse elemento essencial é a confiança e a confiança é entre as pessoas.”

Já Fátima Santos, secretária-geral da AORP, encarou com entusiasmo esta parceria. “A moda também tem complementos e por isso faz todo o sentido estarmos aqui, juntamente com o vestuário e o calçado. A ourivesaria sempre centrou a sua estratégia nas matérias-primas e não nas marcas, embora ultimamente tenham surgido no sector marcas e o tenham aproximado ao mundo da moda” referiu.

O Showcase MODAPORTUGAL acolheu ainda momentos de apresentação das coleções masculinas dos designers Ricardo Andrez, Luís Carvalho e Ricardo Preto para a próxima estação quente. No último dia, o evento encerrou com a abertura da Galerie Perrotin ao público parisiense, bem como uma performance com a assinatura de Nuno Gama, interpretada por elementos da companhia Olga Roriz.

 

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