Mindfulness é tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica JAMA Psychiatry.

Mindfulness é tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos

Mindfulness é tão eficaz quanto medicamentos antidepressivos

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica JAMA Psychiatry.

Um estudo levado a cabo pela Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, sugere que a técnica de meditação mindfulness pode ser tão eficaz como medicamentos antidepressivos utilizados para o controlo da ansiedade. Contudo, os cientistas alertam para que as pessoas que fazem tratamentos com medicação não devem deixá-la sem orientação médica. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica JAMA Psychiatry.

O estudo contou com a participação de 276 adultos com problemas de ansiedade não tratados. Foram separados em dois grupos: metade fez um curso de oito semanas de redução de stress baseado na técnica mindfulness, os restantes receberam doses de 10 a 20 mg de escitalopram, um medicamento antidepressivos utilizado no tratamento de depressão e ansiedade.

As aulas de meditação aconteceram uma vez por semana, com duração de aproximadamente duas horas e meia. Além disso, os voluntários tiveram de praticar mais 40 minutos de meditação diária em casa. No final da pesquisa, tanto o grupo que recebeu os medicamentos como o grupo que praticou meditação apresentaram uma redução de aproximadamente 20% nos sintomas de ansiedade.

Os cientistas ficaram bastante entusiasmados com a possibilidade de novas opções de tratamento para estes transtornos, especialmente para pessoas que não se adaptem à medicação devido aos efeitos secundários da mesma. Contudo, deixam o alerta de que nenhuma destas abordagens elimina completamente o transtorno de ansiedade.

O que é a técnica mindfulness?

Mindfulness é uma técnica focada na ideia de se concentrar completamente no momento presente e esvaziar a mente de quaisquer pensamentos. O conceito vem da antiga meditação budista e tem como filosofia viver plenamente cada momento presente de forma consciente e sem qualquer autojulgamento.

Sente dores fortes sem causa aparente? Pode ser ansiedade

A ansiedade deixou de ser um tema tabu e é cada vez mais discutido, sendo também alvo de mais estudos e investigações. Saiba quais os sinais (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS