Líquido vermelho que sai da carne crua não é sangue

Se líquido vermelho que sai da carne crua fosse sangue, outras carnes, como as de frango ou peru, também soltariam esta substância. Afinal, que líquido é este?

Líquido vermelho que sai da carne crua não é sangue

Aquele bife mal passado que alguns clientes adoram pedir no restaurante vem cheio de sangue? Não. Na realidade, o líquido vermelho que sai da carne leva-nos a acreditar que se trata de sangue, mas não é o caso. Essa substância – que também se encontra na carne embalada dos supermercados ou talhos, por exemplo – é, em realidade, água misturada com mioglobina, uma proteína, explica o Business Insider.

Líquido vermelho é, afinal, uma proteína

Esta proteína, com estrutura muito semelhante à da hemoglobina, encontra-se nos músculos dos bovinos e tem como função armazenar oxigénio. O processo de congelamento da carne crua leva a água que a compõe a converter-se em cristais de gelo, que rompem as células musculares, libertando a mioglobina. Ao descongelá-la, a proteína dilui-se na água, tingindo-a. Se o líquido vermelho fosse sangue, outras carnes (como as de frango ou de peru, por exemplo) também soltariam este líquido vermelho… Nenhum produto animal, aliás, chega ao consumidor com sangue. Os animais são sempre submetidos a um processo de sangria, antes de serem embalados.

Saiba quantos minutos de vida perde só por comer um cachorro-quente
Estudo dá a conhecer o tempo de vida que as pessoas perdem só por comer um cachorro-quente ou as famosas chicken wings. (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS