Dicas de uma nutricionista Os segredos de um bom pequeno-almoço

“É fundamental que o nosso pequeno-almoço (como todas as nossas refeições) não seja rico em açúcar e em gordura!”

Dicas de uma nutricionista Os segredos de um bom pequeno-almoço

“É fundamental que o nosso pequeno-almoço (como todas as nossas refeições) não seja rico em açúcar e em gordura!”

A primeira refeição do dia, o pequeno-almoço, é para muitos de nós a melhor do dia e a que nos dá mais prazer. Além disso, dá-nos energia para começar um dia de trabalho, muitas vezes bastante exigente e cansativo. Porém, existem algumas dificuldades em escolher os alimentos a comer de manhã e saber que combinações fazer. Há imensos aspetos fundamentais que devemos ter em atenção no pequeno-almoço e que, muitas vezes, não nos apercebemos de que estamos a fazer mal. É fundamental fazer determinadas alterações que nos irão permitir ter uma vida mais saudável e caso exista a vontade de perder peso, vai também ajudar. 

Escolha pão escuro: Deixe o pão branco de lado e opte por o tipo de pão mais escuro. Este tipo de pão tem mais fibra e ajuda-nos a mandar a saciedade ao longo do dia quando comparado ao tipo de pão branco. Não pense em trazer “apenas um” para aquele dia, em que foi ao supermercado e por acaso está “mesmo quentinho”. Opte por pão de sementes, integral, de centeio, de mistura ou sem glúten.

Cereais de pequeno-almoço? Costuma inclui-los na sua manhã? Opte por flocos de aveia. A maioria de cereais de pequeno-almoço são uma bomba de açúcar e, por isso mesmo, é fundamental que tenham atenção a sua ingestão no dia-a-dia. É fundamental que o nosso pequeno-almoço (como todas as nossas refeições) não seja rico em açúcar e em gordura! Opte pelos cereais mais simples, sem qualquer adição de caramelo ou pepitas de chocolate.

Se bebe leite, opte por leite magro simples: Deixe de lado o leite com chocolate ou com aromas. Esse tipo de alimento é açucarado e não deve fazer parte da nossa alimentação. Se não é do seu agrado leite simples, experimente, por exemplo, com canela ou com café. 

Iogurtes? Naturais ou de aromas, sem pedaços! O truque é optar sempre sempre pelo mais simples, deixando de lado os iogurtes de pedaços ou de polpa. Todas as adições que queiram fazer, façam-nas em casa, ou seja, junte você mesmo fruta ou sementes no iogurte natural ou de aromas. Só o facto de comprar iogurtes com pedaços ou com sementes já aumenta a quantidade de açúcar presente nesse alimento.  

Laranja em vez de sumo de laranja: Quantas laranjas costumam utilizar para fazer um sumo natural? Duas ou três? Além da remoção da fibra presente na fruta, ao consumir um sumo de laranja acaba por “esgotar” a quantidade de fruta que deve ingerir diariamente. Além disso, a fruta é um alimento que dá muito jeito para levar para os lanches da manhã e da tarde pela sua praticidade. 

Maria Morais Gama – Nutricionista 

Veja mais aqui! www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS