Dia da Mãe: curiosidades que (provavelmente) não sabia

Sabia que a professora que criou o Dia da Mãe lutou pelo seu fim? Esta e outras curiosidades sobre a data que se celebra pelos quatro cantos do mundo, em datas e tradições diferentes, e que é boa para o comércio.

Dia da Mãe: curiosidades que (provavelmente) não sabia

No próximo domingo, o primeiro de maio, assinala-se o Dia da Mãe em Portugal. Durante muito tempo, a data comemorava-se a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. Foi instituída na década de 1950 pela Mocidade Portuguesa Feminina. Contudo, o aproveitamento comercial à volta da mesma fez com que os bispos pedissem a sua alteração, durante os anos 70.

Para ler depois
4 truques para o perfume durar mais tempo no corpo

A mudança passou-a para o último domingo de maio. Mas como ocorrem com frequência a solenidade de Pentecostes ou a da Ascenção nessa altura, a celebração das progenitoras passou para o primeiro domingo do mesmo mês. E, assim, se mantém até hoje.

Dia da Mãe criado por professora

O Dia da mãe é comemorado pelos quatro cantos do mundo, mas a data varia consoante o país. Bem como as tradições. Mas comecemos pela origem da celebração, que remonta à antiguidade clássica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.

Os Estados Unidos da América foram o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe, no início do século XX. A iniciativa partiu de Annie Jarvis, que entrou em depressão após a morte da mãe na Guerra Civil. A professora universitária achou que a sua e todas as outras mães americanas deviam ser homenageadas e iniciou uma campanha para cimentar a data. Em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson tornou o dia oficial. Atualmente, os americanos comemoram o Dia da Mãe no segundo domingo do mês de maio.

Bom para o comércio

Com a crescente difusão e comercialização da data, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição da mesma. No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia da Mãe é a segunda melhor data para o comércio, ficando apenas atrás do Natal. Flores, joias e equipamentos eletrónicos são os presentes mais comprados para as progenitoras.

Mães amarradas

O Dia da Mãe é comemorado de forma inusitada na Sérvia. O Dia das Crianças, da Mãe e do Pai são celebrados em três domingos consecutivos antes do natal, em dezembro. No dia das Crianças, as mesmas são amarradas e apenas serão soltas na condição de prometerem ser bem comportadas. No domingo seguinte é a vez das mães serem amarradas, para depois serem libertadas após darem presentes e doces aos filhos. Por fim, no domingo seguinte, o pai é preso e solto sob a promessa de dar muitos presentes no Natal que se aproxima.

Festa de 3 dias

Na Etiópia, as mães têm direito a três dias de festa, a Antroshts. Embora não haja uma data fixa, a celebração é realizada todos os anos no final da estação chuvosa, geralmente em outubro ou novembro. As famílias reúnem-se logo pela manhã, mães e filhas ungem-se com manteiga, enquanto os homens cantam.

No Panamá o Dia da Mãe celebra-se a 8 de dezembro e é feriado nacional. Nesse dia e na noite anterior, pequenas bandas improvisadas vão de casa em casa cantando para as mães. É também a vez dos homens cozinharem enquanto as mulheres se preparam para um dia cheio de homenagens.

Quando e onde se comemora o Dia da Mãe?

A comemoração do Dia da Mãe está repartida por vários meses do ano em todo o mundo.

Dia da Mãe curiosidades que (provavelmente) não sabia (1)

Dia da Mãe curiosidades que (provavelmente) não sabia (1)

Dia da Mãe curiosidades que (provavelmente) não sabia (1)

Junte-se a nós no Instagram

Fotos: DR e Wikipédia

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS