As 3 bebidas muito populares que podem colocar a saúde em risco

Existem três bebidas que são bastante apreciadas pelos consumidores, mas que também podem ser muito perigosas para a saúde.

As 3 bebidas muito populares que podem colocar a saúde em risco

Existem bebidas que são bastante populares e que estão na moda. Este é o caso das bebidas vegetais de aveia, amêndoa e soja. Que se destacam pela produção com recurso à adição de água a alimentos triturados. Mas será que estamos perante uma excelente opção em comparação com o leite? A resposta é dada por Ian Givens, diretor do Instituto de Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade de Reading, em Inglaterra.

Leia depois
Beber álcool na gravidez pode mudar rosto do bebé
A maioria das mulheres que bebeu durante a gestação também consumiram bebidas alcoólicas nos três meses anteriores a terem engravidado. (… continue a ler aqui)

O especialista não aconselha o consumo destas bebidas. Tudo por causa do reduzido valor proteico das três. Foi numa conferência online que Ian Givens salientou que as pessoas que consomem estas bebidas podem estar a colocar em causa a ingestão de proteínas de elevado valor biológico com todos os aminoácidos essenciais. Até porque estamos a falar de bebidas que não se assemelham ao leite de vaca, sobretudo no teor proteico.

Adolescentes do sexo feminino com níveis de ferro abaixo do recomendado

“Têm existido uma série de casos muito específicos em que crianças pequenas passaram a consumir estes produtos e desenvolveram uma espécie de deficiência de proteínas. Algo que não seria de esperar nas sociedades ocidentais”, explica em declarações citadas pelo The Sun. É ainda destacado que metade das mulheres com idades entre os 11 e 18 anos não estão a ter o recomendado nível de ferro. Nutriente que é essencial à saúde. No que aos homens diz respeito existe uma percentagem de 11%.

Ian Givens salienta ainda que o leite é uma das melhores fontes de iodo. E que também está presente em peixes e mariscos. O especialista alerta também que a deficiência de iodo pode ser bastante preocupante para jovens mulheres que estão prestes a entrar na idade reprodutiva. Isto porque é fundamental para a saúde do feto. Isto sem esquecer que tanto o cálcio como o magnésio são importantes para o desenvolvimento ósseo.

Impala Instagram


RELACIONADOS