Afinal, o chocolate engorda ou não?

Afinal, o chocolate engorda ou não? Descubra toda a verdade sobre este doce que deixa todos a salivar.

Afinal, o chocolate engorda ou não?

Afinal, o chocolate engorda ou não?

Afinal, o chocolate engorda ou não? Descubra toda a verdade sobre este doce que deixa todos a salivar.

Quem é que consegue resistir a um delicioso «quadradinho» de chocolate? Este doce, à base de cacau, é um dos mais desejados… mas é quase sempre excluídos das dietas saudáveis. No entanto, há quem defenda que o chocolate pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e que deve ser incluído em todos os regimes alimentares.

A grande questão que se coloca é: Afinal, o chocolate engorda? A nutricionista Catarina Sofia Correia explica tudo!

A alimentação é um processo fisiológico, mas a verdade é que está muitas vezes associada às emições e à disposição. Por norma, as pessoas mais positivas escolhem alimentos mais nutritivos e as pessoas que estão mais em baixo, tendem a optar por comidas mais calóricas.

Apesar de, na maior parte das vezes, o chocolate estar associado à alimentação «não-saudável», este alimento tem inúmeros benefícios, principalmente a nível cardiovascular, e pode ser o «remédio» de que precisa para melhorar o seu humor e comer melhor. Mas atenção: é importante comer chocolate de forma moderada e optar por aqueles que são mais ricos em cacau e que têm menos aditivos [quanto mais negro e amargo for, melhor!]

Por essa razão, «o chocolate pode sim fazer parte de um plano alimentar de emagrecimento saudável se for consumido com moderação, e claro, se quiser tirar todo o partido deste alimento, escolher aquele que apresenta uma percentagem de cacau mais alta», tal como explica a nutricionista.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS