A Processar por Catarina Rito – Festival de Cannes- A surpresa desta edição: “Proibido…”
Está a decorrer a 78 edição do Festival de Cinema de Cannes (França), mas a organização mudou as regras e agora há uma proibição!










Está a decorrer a 78 edição do Festival de Cinema de Cannes (França), um dos momentos altos da Sétima Arte internacional, que à semelhança de outros grandes momentos quer no cinema, televisão, teatro e música, captam o interesse do público pelos nomes que “desfilam” na passadeira vermelha a caminho da apresentação dos filmes em que participam: actores, realizadores, escritores, figurinistas, etc..
Entre os dias 13 e 24 de Maio, na Croisette, 21 filmes estão a concurso e um vencerá a Palma de Ouro, havendo outros prémios de prestígio, como o Grande Prémio, o Prémio do Júri, o Prémio do Realizador, o Prémio do Argumento e os Prémios de Melhor Actor e Melhor Actriz.
A surpresa desta edição está na decisão da organização em proibir a “nudez e vestidos transparentes na passadeira vermelha. Trajes volumosos e caudas longas também ficam de fora, que impeçam o bom funcionamento do trânsito dos convidados e dificultem a ocupação dos lugares no teatro”, assim como não serem permitidas selfies nos degraus do teatro ou permanecer demasiado tempo na passadeira vermelha. Facto é que estar nesta passadeira vermelha é um verdadeiro frenesim, desde o momento em que se sai do carro até ao topo das escadarias, fotógrafos gritam nomes, por vezes são excessivos na abordagem, mas é uma experiência que vale a pena ser vivida (sei do que falo).
Este festival de cinema é um dos mais cativantes, interessantes e de culto do mundo, não sendo o único, e que tenta distanciar-se dos Óscares de Hollywood.
As marcas de moda (roupa, calçado, jóias), as de luxo preferencialmente, querem vestir as estrelas que por ali passam ao longo de uma semana e meia: Tom Ford, Dior, Elie Saab, Balenciaga, Chanel, Zegna, Louis Vuitton, Prada, Balmain, Louboutin, entre outros. Grande parte das personalidades, as mulheres em particular, estão a respeitar as regras instituídas, porque as
regras existem para serem cumpridas, evitando situações menos agradáveis.
Leia mais: A processar por Catarina Rito- A arte de fazer armações a partir das tábuas de skate
A beleza dos coordenados, gostando-se ou não, valorizam quem os usa e quem os cria. A moda não é só feita de desfiles sazonais ou de coleções que se expõem nas lojas, apresenta-se em ocasiões diversas com objectivos mais óbvios ou menos óbvios. Podem, em alguns casos, não cumprirem todas as regras de etiqueta, com ou sem intenção, mas o que se pretende é mque se destaquem para inspirar tendências acessíveis a todos…ou talvez não!
Para saber mais sobre o que vestem as estrelas do cinema e do entretenimento, pode-se sempre visitar as contas das marcas, do festival e das celebridades no Instagram.
Fotos: D.R.
Siga a Impala no Instagram