Rainha Letizia – Só 7 mulheres no mundo podem vestir branco ao encontrar o Papa
O papa Leão XIV celebra neste domingo, 18 de maio, a missa inaugural de seu pontificado. Esta celebração marca oficialmente o início do seu período à frente da Igreja Católica.
Contudo, há um protocolo rigoroso no que diz respeito ao que os visitantes do Vaticano podem levar vestido, especialmente em encontros com o Papa.
Segundo a imprensa internacional, o preto deve ser a cor usada nos encontros oficiais com o líder da Igreja Católica, mas há uma exceção!
Privilégio de Branco
Mas o que é este privilégio? É uma exceção no protocolo do Vaticano que permite que certas rainhas de países católicos se vistam de branco, em vez do tradicional preto, nas audiências com o Papa.
Quem faz parte deste grupo?
Para além de Letizia, do grupo fazem parte a rainha Sofía de Espanha, a rainha Paola da Bélgica, a rainha Matilde da Bélgica, a grã-duquesa María Teresa de Luxemburgo, a princesa Charlene do Mónaco e a princesa Marina Doria, mulher do chefe da casa real italiana.
Todas as outras primeiras-damas devem usar preto. O motivo? O branco simboliza pureza, inocência e paz e foi concedida a essas monarquias por terem mantido a sua fidelidade à Igreja Católica, especialmente durante a Reforma Protestante.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: reprodução Instagram Oficial e Arquivo
Leia ainda: Felipe VI condecorado em Portugal por Marcelo Rebelo de Sousa: As imagens
Siga a Impala no Instagram