Felipe pressionado a retirar título de rei e residência oficial ao pai

Aperta-se o cerco ao rei emérito Juan Carlos. O rei Felipe está a ser pressionado a retirar o título e a residência oficial ao pai

Felipe pressionado a retirar título de rei e residência oficial ao pai

O escândalo que envolve Juan Carlos parece não ter fim e está a colocar o rei Felipe VI debaixo de uma grande pressão. O monarca de Espanha estará a ser pressionado para cortar os laços institucionais com o pai, que está a ser investigado por suspeita de evasão fiscal e branqueamento de capitais.

O anterior rei de Espanha terá recebido milhões de euros do antigo monarca da Arábia Saudita e terá depois escondido o dinheiro na Suíça.
O El Mundo escreve que Felipe VI pode vir a tomar medidas drásticas que podem passar pela retirada do título de rei emérito e a expulsão de Juan Carlos da casa que ocupa no Palácio da Zarzuela, residência oficial da família real espanhola. Se tal acontecer, trata-se de um escândalo como não há memória no mundo da realeza.

Pedro Sánchez, presidente do Governo espanhol, é a favor de que a casa real tome medidas para se distanciar deste escândalo, mas tem evitado pedir a Felipe VI que tome uma qualquer decisão, apesar de ter deixado claro que estava preocupado com o assunto.

Em março, o atual rei de Espanha já tinha retaliado para tentar limpar a própria imagem, salpicada pelos erros de Juan Carlos. O marido de Letizia emitiu um comunicado a confirmar que tinha renunciado à herança paterna e cortado a subvenção de dinheiro anual que a casa real atribuía ao rei emérito.

Recorde-se que Corinna Larsen, a ex-amante de Juan Carlos, também está envolvida neste caso. Tudo porque recebeu 64,8 milhões de euros do marido da rainha emérita Sofia, dinheiro proveniente da conta obscura do monarca. Durante a investigação da justiça, Corinna Larsen garantiu que o dinheiro que recebeu foi «um presente».

A alemã afirmou que Juan Carlos lhe transferiu 64,8 milhões de euros para a sua conta «não para se livrar do dinheiro», mas «por gratidão e amor» e para «garantir o seu futuro» e o dos seus «filhos»,  segundo relata o El Pais, que teve acesso ao testemunho.
O romance entre Juan Carlos e Corinna Larsen terá começado em 2004 e durado cerca de dez anos.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters

 

Impala Instagram


RELACIONADOS