José Carlos Pereira Cumpre último desejo do pai

José Carlos Pereira foi à aldeia do progenitor e, juntamente com a mãe, a madrasta e alguns amigos, depositou as cinzas de Xavier Pereira no jazigo de família.

Dias antes do Natal, José Carlos Pereira realizou o último desejo do pai. Xavier Pereira perdeu a vida a 17 de novembro, mas o ator não conseguiu despedir-se do progenitor por se encontrar no Brasil. Agora, prestou-lhe a merecida homenagem.
Um amigo de Zeca, como o também médico é tratado pelos mais próximos, contou à NOVA GENTE como tudo se passou.

Na quarta-feira, dia 20, o Zeca foi para a terra do pai, Cedovim, no concelho de Vila Nova de Foz Coa. Houve uma missa em que estiveram presentes alguns amigos e familiares, entre os quais a Celeste [mãe de José Carlos Pereira] e a madrasta. Foi a missa que assinalou um mês da morte”, começou por dizer. “A seguir, o Zeca foi depositar as cinzas do pai num jazigo de família. Ele já tinha dito que era ali que queria ficar e o Zeca cumpriu esse desejo. Foi um momento muito emotivo, mas também muito bonito”, diz esta mesma fonte, sublinhando a importância que este momento teve para o ator: “Foi o encerrar de um capítulo. O Zeca ficou muito abalado pela morte do pai, principalmente por não estar em Portugal, mas agora parece que ficou mais descansado. Ele está consciente que fez tudo como o pai queria e isso basta-lhe para ficar mais tranquilo”.

Recorde-se que José Carlos Pereira estava no Brasil em trabalho quando soube da morte do pai. Nos últimos anos, Xavier tinha lutado contra vários cancros – no cólon, na bexiga e no pâncreas –, mas a causa da morte não foi de origem oncológica. “O meu pai foi um lutador. Nos últimos dez anos, eu acho que ele teve quatro tumores, todos novos, tanto mais que a causa da morte não foi nenhum desses tumores. Foi mesmo uma morte natural, por falência, por cansaço, se quiseres, do corpo”, contou Zeca no Dois às 10, no dia 17 de dezembro, acrescentando que quando foi para o Brasil o pai estava a “terminar um ciclo de antibiótico, porque tinha tido uma infeção respiratória”. No mesmo programa, em conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, o ator disse ainda: “Eu acho que ainda não tive tempo para me despedir, se queres que te diga realmente a verdade. Desde que cheguei, há cerca de 20 dias, tenho estado em modo piloto automático a tratar das coisas todas, sou filho único. (…) Também tento não ter espaço e tempo para pensar. Quando chego a casa é para dormir e pouco mais”, partilhou, emocionado.

 

Questionado sobre como foi receber uma notícia tão triste, o ator revelou que foi apanhado de surpresa. “Eu fui descansado. De um dia para o outro recebo a notícia de que ele piorou substancialmente e no dia seguinte deu-se isto”, disse, ressalvando que estar longe complicou “muito” a gestão das emoções: “Complica na medida em que sentimos de uma maneira diferente porque não estamos lá, não sei se ameniza ou se intensifica. Sei que o choque que senti na altura foi muito grande. Perdi um bocadinho até a noção mais ou menos do que se estava a passar, quis abandonar um bocado a realidade”.

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: impala 

Impala Instagram


RELACIONADOS