José Carlos Malato revela ter sido vítima de abuso sexual

José Carlos Malato revela ter sido sido abusado sexualmente aos quatro anos de idade. “Nessa altura, perdi tudo”, admite. O apresentador da RTP confessa que já deu “o primeiro passo” para superar o trauma.

José Carlos Malato revela ter sido vítima de abuso sexual na infância, quando tinha apenas quatro anos. Na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, José Carlos Malato publicou um texto nas redes sociais. “Pessoal, pergunta só para quem adora um bom quiz. Com que idade foi molestado sexualmente pela primeira vez? A) 4 anos; B) 8 anos; C) 10 anos. Quem acertar não ganha nada. Porque, nessa altura, eu perdi tudo. Um abuso condiciona a saúde mental para toda a vida”. A acompanhar este texto, o apresentador escreveu como legenda: “Quem sofre não está sozinho. Grande empatia para quem passou pelo mesmo. Vale mais dizer do que calar. Acreditem. A dor tem de ser repartida por todos. Porque todos têm culpa. Menos nós”.

Rapidamente, a página de Instagram de José Carlos Malato encheu-se de comentários e mensagens de apoio, tanto de famosos como de anónimos. Um dos internautas respondeu à pergunta, dizendo entre os oito e os 10. José Carlos Malato escreveu “quatro”, dando a entender que foi molestado quando tinha essa idade. “Obrigada pela partilha e pela coragem que nós, vítimas, precisamos da força uns dos outros”, respondeu a mesma seguidora.

Malato procura ajuda para superar trauma

Horas depois, deixa novo texto nas redes sociais a agradecer as “mensagens de carinho” que recebeu depois de ter falado sobre um a “dor tem de ser repartida por todos”. Admitiu que já procurou ajuda para superar o trauma. “Um abraço de solidariedade para todos aqueles e aquelas que me enviaram mensagens de carinho partilhando a sua experiência pessoal insuportável. Uns refugiam-se no sofrimento e na dor do segredo, outros no medo e até numa culpa que não é sua. Que não pode ser sua. Todos, tantos, mais novos, mais velhos que continuam, vida fora, a ser sugados por esta carraça alojada na consciência! Até quando?”, escreve José Carlos Malato, de 57 anos.

Logo a seguir, confessa que falou da sua experiência por si “e por todos”. “Procurei ajuda. Façam-no também. Mais cedo ou mais tarde vamos ter de nos confrontar com a nossa própria história. É uma questão de sobrevivência! Não foi fácil para mim, nem é fácil para ninguém. Sinto que apenas dei o primeiro passo nesta caminhada para uma vida mentalmente mais saudável. Oxalá consiga. Coragem e um forte abraço”, termina.

 

Texto: Ana Filipe Silveira e Patrícia Correia Branco;Fotos: Reprodução redes sociais

LEIA TAMBÉM
Malato acusa padres de terem «perfis nos sites de engate»

 

Impala Instagram


RELACIONADOS