Helena Isabel acusada de xenofobia: “Vai, volta para a tua terra, volta”

Helena Isabel filmada a discutir com cidadã estrangeira. “Deixam entrar qualquer m**** neste país”, afirmou. O vídeo tornou-se viral e a comentadora do TVI Extra viu-se forçada a defender-se.

Helena Isabel está envolvida em mais uma polémica! Está a circular um vídeo nas redes sociais em que a comentada do ‘TVI Extra’ está a ter uma acesa discussão e em que tece comentários menos feliz.

“Deixam entrar qualquer pessoa neste país, deixam entrar qualquer m**** neste país”, pode ouvir-se no vídeo a advogada a dizer. “Qualquer m**** entra neste país, é o problema, havia de ser eu. Ficavas à entrada, nem sequer entravas. Vai vai… para a tua terra. Vai, volta para a tua terra, volta”, afirmou ainda.

Helena Isabel acusada de xenofobismo

Ao perceber as repercussões que o vídeo está a ter, e após ter sido acusada de “xenofobia”, Helena Isabel recorreu às suas redes sociais para se defender. “Não tinha noção da dimensão disto. Efetivamente estava completamente descontrolada e acho que qualquer pessoa ficaria quando tenta descansar e não consegue”, afirmou.

Segundo a própria, a discussão começou por causa do barulho causado por “meninos de cinco ou seis anos que andam na rua”, o que criou uma confusão com a mãe de uma das crianças. “Não vejo ninguém a respeitar os mais velhos. Vejo os pais a dar ordens aos filhos para desrespeitarem os mais velhos. Não custa nada brincarem sem fazer barulho. […] Isto é contínuo, é desgastante”.

“Venho aqui retratar-me pelo que não deveria ter dito”

Em relação à parte do vídeo em que é possível ouvir gritar “volta para a tua terra”, a advogada garantiu que não é xenófoba. “Estava completamente descontrolada. […] No calor do momento o que eu lhe disse foi ‘volta para o teu país’ porque considero que, sejam ou não do meu país, as pessoas devem saber viver em comunidade.

“Venho aqui retratar-me pelo que não deveria ter dito. Todos nós, e isto não justifica o que eu fiz, já tivemos atitudes menos boas, sobretudo quando estamos fora de nós. Para mim, abstinência do sono é muito complicada. O meu pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido, mas passei-me. Mas isto é uma falta de civismo, uma falta de educação”.

“Há aqui uma fronteira entre a falta de respeito e a xenofobia. Tenho de alguma forma aceitar alguém que o meu país abraça, e lá nisso somos super generosos, e não consegue viver em comunidade? Que não respeita as pessoas? Tenho de gostar de pessoas que não sabem viver em comunidade? Porque é que tenho de ser xenófoba ou racista por não concordar com esta forma de estar? Nós não estamos sozinhos, sobretudo num condomínio. Eu não uso saltos nas escadas para não incomodar os vizinhos, é só um exemplo”, completou.

Texto: Carolina Marques Dias;
Imagens reproduzidas das redes sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS