Diogo Ribeiro A incrível (e dramática) história do campeão do mundo de natação

Aos 19 anos, o português Diogo Ribeiro acaba de se sagrar campeão do mundo dos 50 metros mariposa! Dos dramas ao ouro: a incrível história do atleta.

Diogo Ribeiro, de apenas 19 anos, tornou-se recentemente o primeiro português a conquistar uma medalha de ouro no mundial de natação ao vencer na categoria dos 50 metros mariposa, em Doha, no Catar. Mas as conquistas não começaram agora: em 2023, já tinha sido o primeiro português medalhado em Campeonatos do Mundo de natação, arrecadando a prata, também nos 50 metros mariposa, no Japão. Entre tantas outras no início da adolescência.

A morte do pai e o acidente

Mas a história do atleta não é só feita de glórias e ficou marcada por momentos difíceis. Aos quatro anos, perdeu o pai e foi aí que, de acordo com A Bola, a mãe lhe sugeriu a natação para que pudesse manter-se ocupado e ‘distraído’. E é também em homenagem ao pai que tatuou no ombro direito uma estrela, que tanto o caracteriza. Aos 16 anos, sofreu um acidente de moto e ficou hospitalizado entre queimadoras e hematomas, fraturou um pé, tendo ainda perdido parte do seu dedo indicador direito. Ao ‘Maisfutebol’, justificou: “O acidente foi uma lição. Deu-me força mental e psicológica… acho que ganhei uma segunda vida. (…) Achava que era indestrutível.” Começou a carreira na Fundação Beatriz Santos, seguindo-se o Clube Náutico Académico e o União de Coimbra. Em 2021, chamou a atenção dos responsáveis do Benfica tendo entrado no Centro de Alto Rendimento do Jamor, sob o comando de Alberto Silva, técnico nacional. Se tudo correr bem, vai ser um dos representantes de Portugal nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.  

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Diogo Ribeiro ⚡️ (@d_ribeiro04)

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS