Dino D’Santiago quer mudar hino nacional: “Os nossos filhos não precisam disso”

Após uma atuação, o cantor Dino D’Santiago lançou um desafio aos portugueses para se criar outra versão do hino nacional A Portuguesa, que existe desde 1911.

Dino D'Santiago quer mudar hino nacional:

Dino D’Santiago fez uma declaração que está a dar que falar, isto porque o mentor do programa da RTP, The Voice Portugal quer mudar o hino nacional e lançou um desafio aos portugueses. A revelação foi feita logo a seguir à sua atuação na conferência Deixar o Mundo Melhor, que decorreu esta na sexta-feira, dia 6 de janeiro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, nas celebrações dos 50 anos do jornal Expresso.

Perante a plateia, Dino D’Santiago alertou para o peso bélico da letra da composição musical patriótica e, “a pensar nos nossos filhos, o artista instigou às devidas alterações. “A nossa geração, este nosso tempo, já é tempo de termos um hino menos bélico, que incentive menos às guerras. Não gritemos mais ‘às armas, às armas’, não lutemos mais contra canhões e não marchemos mais ‘contra os canhões’”, enfatizou o músico.

“Os nossos filhos já não precisam disso”

Ainda, num grito de mudança, Dino D’Santiago incentivou à transformação da mentalidade do povo, do espírito e que Portugal seja inundado com amor. “Os nossos filhos já não precisam disso e a nova emancipação já não pode ser territorial, que seja mental, espiritual e com amor. É um desafio que eu lanço”, finalizou. O hino nacional português A Portuguesa, recorde-se, foi composto por Alfredo Keil, com letra de Henrique Lopes de Mendonça, em 1890. Só em 1911 é que o tema se tornou na canção nacional oficial símbolo do Estado português.

Texto: Carolina Sousa;
Fotos: Arquivo Impala e Redes Sociais

Para ler depois
Cristina Ferreira mostra mensagem privada de Iva Domingues
Cristina Ferreira recorreu às redes sociais para mostrar uma mensagem trocada com Iva Domingues em dia de estreia do novo programa É da Casa. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS