Carla Vasconcelos enxovalhada após polémica com Inês Herédia

Carla Vasconcelos chamou “acéfala” a Inês Herédia, mas depois arrependeu-se e pediu desculpa. Em causa está uma cena da novela da TVI, “Festa é Festa”.

Carla Vasconcelos enxovalhada após polémica com Inês Herédia

A polémica entre Carla Vasconcelos e Inês Herédia continua a dar que falar. Tudo começou com uma cena da novela Festa é Festa, em que a personagem de Inês Herédia faz um comentário sobre mulheres gordas. Carla Vasconcelos não gostou, chamou-lhe acéfala, mas arrependeu-se e já veio a público pedir desculpa. No entanto, já há vários famosos a manifestarem-se sobre o tema.

Uma das primeiras a fazê-lo foi Maria João Costa, autora da novela Amar Demais, em exibição na TVI. E porquê? No texto partilho nas redes sociais, Carla Vasconcelos deu a entender que mudou algumas frases do guião. “Sabes quantas vezes falei com a autora para lhe dizer o que acontece na verborreia dos outros quando se é gordo? Para que a minha experiência fosse aproveitada para um guião construtivo?”

“Li isto e pensei: Sim, quisemos tratar em Amar Demais a gordofobia de modo construtivo. Mas há uma coisa que nunca fizemos: que foi escrever frases gratuitas sobre o tema, ao contrário do que é sugerido pela Carla. Cada agressão feita à Gisela [personagem de Carla Vasconcelos] foi intencional. Para que o público pudesse ver de fora como é viver nessa pele e o quão difícil essa realidade pode ser. Tratar o tema, sem mostrar a dureza do mesmo, sem explorar as manifestações de preconceito associadas, não seria tratar o tema. Porque só perante tais agressões a personagem se poderia insurgir e dizer àquela gente o quão farta estava de ser tratada daquela forma. Portanto, se em cena alguns atores mudaram as frases escritas, fizeram mal, porque cortaram o efeito da proposta de abordagem ao tema, que exigia essa crueza inicial”, começou por escrever.

“Acredito que, quando um ator aceita um papel, sabendo qual vai ser a abordagem autoral, não tem de tentar depois mudar os textos, como chegou a acontecer em Amar Demais com a Carl. Nem tem de criar um ambiente que leve os colegas que têm frases cruas para dizer a sentirem-se mal com isso, tentando encontrar outras formas de dizer o que é suposto, já que o texto não foi escrito ao calhas”, sublinhou ainda.

Esta publicação levou a muitos comentários sobre o tema e Maria João Costa respondeu a vários, respondendo a um, em particular, em que afirma entender “o ponto de vista da Carla, apesar de discordar da forma violenta com que ataca a Inês Herédia”. “É um tipo de bullying parecido com aquele de que ela se queixa, não? Mas a verdade é que só entro na conversa potque ela refere a forma como o tema foi tratado em Amar Demais. A meu ver, ela não compreendeu o papel que lhe foi atribuído. Nem o arco narrativo da personagem. O que me estranha, porque sempre me disse que gostou muito do papel.”

Famosos apoiam Inês Herédia e autora da novela

Isabel Figueira, que faz parte do elenco da mesma novela, também comentou a publicação de Maria João Costa “Tenho a dizer à Carla Vasconcelos, depois de ler este texto – e ela sabe que gosto muito dela – que este tipo de pessoas existe e têm de ser retratadas nas histórias contadas pelos autores. Se é bonito? Não é!!! Sou contra a existência de pessoas assim, mas elas infelizmente existem.”

Patrícia Candoso também deixou a sua opinião. “Estamos a chegar a um ponto em que qualquer dia não se pode escrever, criar, representar personagens que retratem a sociedade. Porque a ficção tem de dar o exemplo, vamos ignorar que existe racismo, homofobia, violência doméstica, gordofobia etc., etc.?” Ursula Corona dirigiu-se diretamente à autora da novela. “Pessoas mal resolvidas prontas a criticar estarão sempre tentando audiência, e se ignorar e continuar a fazer o seu melhor, elas não terão voz.”

Ricardo Castro, que já viveu o problema da obesidade e que entra na novela Amar Demais, também partilhou um longo texto nas redes sociais sobre gordofobia. No final, deu a sua opinião sobre a cena em questão da novela Festa é Festa. “Não ofende em nada a cena interpretada pela atriz Inês Herédia, porque é humor, comédia ligeira, porque está a fazer o trabalho dela, a respeitar o texto e a valoriza-lo da melhor forma que sabe. Sempre se brincou com os gordos e até os gordos brincam com as limitações motivadas pela sua própria gordura.”

Autor de Festa é Festa arrasa Carla Vasconcelos

Ainda sobre este tema, o autor da novela Festa é Festa, Roberto Pereira também se manifestou. “Depois de, nos últimos dias, toda a classe artística se ter manifestado em torno da dor da perda de uma das nossas maiores figuras da representação, acho repudiante que haja criaturas que, somente na ânsia de serem faladas, venham criticar de forma reles, gratuita e injustificada colegas de profissão, mães de família e, acima de tudo, pessoas de bem e com educação, que merecem todo o meu respeito e solidariedade”, começou por escrever.

“Quanto a esta gente, só posso sentir o mesmo que este nosso mercado de trabalho tem sentido por ela: indiferença”, afirmou. “Para a próxima, pensem duas vezes antes de me enviarem mensagens a pedir trabalho, usando as suas características físicas como mais-valia, quando, pelos vistos, não o sentem ser.”

Texto: Patrícia Correia Branco;
Fotos: Reprodução redes sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS