Ana Patrícia Carvalho Revela luta de três anos contra o HPV: “Receei ter de tirar o útero”

Ana Patrícia Carvalho contou ter tido uma longa e solitária batalha contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano).

Ana Patrícia Carvalho deu-se a conhecer melhor aos portugueses no Alta Definição, onde contou vários pormenores a Daniel Oliveira. Entre os quais está o episódio em que foi brutalmente atropelada e ficou “desfeita”. Mas esse foi apenas um dos contratempos que a jornalista da SIC encontrou na sua vida. 

A namorada do ator Luís Lourenço recordou também o problema de saúde que enfrentou com 31 anos: O HPV (Vírus do Papiloma Humano).

Tinha a minha ginecologista que me dizia que achava que eu tinha um mioma. A minha médica, na altura, não diagnosticou de imediato. Fiz uma biópsia para perceber”, começou por contexutalizar, continuando: “Tentei gerir a coisa sozinha: isto vai passar. De três em três meses tinha de ser acompanhada. Aí, foi quando achei que tinha de contar à minha mãe. Na terceira intervenção a minha mãe já foi comigo. Não dei uma carga muito pesada, porque os meus avós morreram todos de cancro”, revelou. 

“No meu íntimo, não havia essa leveza toda. Fui vendo informações, perceber porquê, porque acontece, as consequências a longo prazo até. Mas tentei manter-me positiva (…) Receei que a coisa se pudesse complicar e ter de tirar o útero, que pudesse alastrar-se. Mas acho que, em bom tempo, consegui estancar o vírus. Foi uma luta de três anos. Eram penosas as consultas. É uma história muito pessoal.”

Ainda que a viver todo este drama pessoal, Ana Patrícia nunca deixou que a doença ‘atrapalhasse’ o seu percurso profissional: “Inventava mil desculpas para não contar. Sentes que estás cortada em algum momento e tens hemorragias que não controlas. O teu corpo vai reagindo de formas diferentes”.

Uma das maiores questões que o HPV lhe levantava era o sobre o sonho de ser mãe, sonho que poderia ser colocado em risco. “Essa hipótese de ser mãe era algo que me assustava. Estava a fazer tudo bem e não conseguia estancar o vírus.” 

Ana Patrícia Carvalho descobriu ainda que nessa mesma altura o então namorado a traía: “Estamos a falar de uma doença sexualmente transmissível…” 

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS