Ana Afonso As últimas lutas da modelo: do autismo severo do filho ao vício do álcool

Ana Afonso morreu aos 47 anos. Em março de 2023, a atriz e modelo falou ‘sem filtros’ sobre os últimos anos complicados da sua vida, desde a relação abusiva, à doença do filho, ao vício do álcool e do facto de ter perdido a custódia dos filhos.

Ana Afonso morreu aos 47 anos. Foi a Marta Pereira, relações-públicas que avançou com a trágica notícia ao deixar uma sentida mensagem nas redes sociais. Mas a causa da morte da atriz e modelo não foi ainda revelada.

E, nos últimos anos, a vida de Ana Afonso não foi nada fácil! Em março de 2023, a atriz esteve à conversa com Júlia, no programa vespertino da SIC, e acabou por falar sobre alguns dos momentos mais complicados da sua vida, como a dependência do álcool e o facto de ter ficado sem a custódia dos filhos

Na entrevista, Ana Afonso recordou o momento em que descobriu que o filho tinha “autismo severo”. “Um ano e meio depois [de ter nascido] comecei a suspeitar. (…) Nunca ninguém me disse que o Diogo não ia falar na vida. Sempre tentaram que eu tivesse esperança e não desistisse do Diogo e eu sempre fiz isso”, afirmou.

E a modelo não escondeu que foi complicado aceitar o diagnóstico do filho. “Eu fiquei muito feliz quando soube que ia ter um menino e quando nasceu era tudo para mim e, como é natural, eu idealizei muitas coisas. O tempo foi passando e de repente começo a ter a sensação que perdi um filho, mas que na verdade não perdi porque está ali. Eu tenho uma sensação de luto que ainda não consigo fazer… Até hoje é difícil para mim aceitar a condição do Diogo“, desabafou, na altura.

Por Diogo ter “autismo severo”, em 2021, Ana Afonso decidiu colocar o filho numa instituição. “O autismo do Diogo é tão severo que eu não consigo andar na rua com o meu filho. O Diogo está numa instituição porque é o melhor sítio para ele. Acho que o pai fica com ele de vez em quando. O meu filho está bem acompanhado. Eu vejo com os meus olhos”, referiu, na altura, a Júlia Pinheiro.

Ana Afonso refugiou-se no álcool

O diagnóstico do filho e o facto de ter vivido uma relação tóxica fez com que Ana Afonso acabasse por se tornar adita do álcool. E foi quando se apercebeu que decidiu procurar ajuda. Na altura, a modelo foi acusada de ter abandonado os dois filhos, algo que garantiu ser mentira. “Eu nunca abandonei os meus filhos. Em 2018, eu estava sozinha com os dois [filhos], não conseguia arranjar trabalho e comecei a refugiar-me no álcool quando estava nesta situação de descobrir que o Diogo tinha este distúrbio e outras situações em casa… Na altura, foi o meu escape e quando dei por mim estava a beber todos os dias“, partilhou com Júlia Pinheiro.

“Eu fui à CPCJ e pedi ajuda. Eu disse ‘se eu não tiver ajuda, vou ter de entregar os meus filhos. Eu quando fui à CPCJ foi um pedido de ajuda porque sabia que as coisas não estavam bem e foi então que eles entraram em contacto com o pai e ele ficou com eles. Eu precisava de ajuda, foi um pedido de socorro“, garantiu.

Além de Diogo, Ana Afonso é mãe de Alice. Os dois jovens são fruto da relação terminada com Rodrigo Brito.

Em 2004, a atriz e modelo participou na ‘Quinta das Celebridades’ tendo-se envolvido com Alexandre Frota.

 

Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: Impala e redes sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS