1. HOME >
  2. FAMOSOS >
  3. INTERNACIONAIS
Tomada de posse de Bolsonaro começa com quebra do protocolo

Tomada de posse de Bolsonaro começa com quebra do protocolo

A mulher de Jair Bolsonaro quebrou as normas protocolares ao ser a primeira mulher do Brasil a discursar na tomada de posse. Fê-lo antes do marido e em língua gestual.

A nova primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, quebrou os protocolos ao ser a primeira mulher, na história do Brasil, a discursar na tomada de posse do novo presidente do país, esta terça-feira, dia 1 de janeiro. Além de ter discursado antes do marido, fê-lo também em língua gestual, no púlpito montado no exterior do Palácio do Planalto.

LEIA MAIS: De mulher de bastidores a primeira dama do Brasil. Conheça Michelle

Os gestos de Michelle Bolsonaro foram traduzidos em voz alta por uma intérprete. Já no discurso do chefe de estado, o processo inverteu-se. Bolsonaro falou ao microfone e um intérprete traduziu o que dizia em língua gestual.

Primeira-dama dirige-se à comunidade surda

Michelle Bolsonaro dirigiu-se à comunidade surda: «Gostaria de me dirigir de forma especial à comunidade surda e de deficientes: vocês serão ouvidos». A primeira-dama explicou que, com a tomada de posse do marido, serão ampliados de «maneira significativa o trabalho de ajuda que sempre fez parte da minha [sua] vida».

LEIA MAIS: Novo presidente do Brasil promete prioridade para a educação básica

A intérprete que traduzia os gestos de Michelle em voz alta chegou a emocionar-se durante o discurso.

A mulher do presidente do Brasil afirmou que «o cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade» e garantiu que no Brasil «todos são respeitados». Agradeceu ainda a todos os que apoiaram Bolsonaro nos «momentos difíceis», referindo-se ao momento em que o presidente foi esfaqueado na campanha eleitoral.

«Agradeço também a todos aqueles que demonstraram a sua solidariedade pelos momentos difíceis pelos quais o meu esposo passou recentemente. Agradeço à população brasileira pelas orações que nos deram tanta coragem para seguir adiante.»

Outro momento inédito deu-se quando Michelle interrompeu o discurso para dar dois beijos ao marido. «Estamos todos de um lado só. Juntos alcançaremos um Brasil com educação e liberdade para todos», referiu depois de tratar Bolsonaro por «amado esposo, o nosso presidente».

O vestido de Michelle Bolsonaro na tomada de posse

O nome de Michelle Bolsonaro foi um dos temas mais falados nas redes sociais. A primeira-dama do Brasil chamou a atenção não só por ter quebrado protocolos durante a tomada de posse, mas também pelo vestido que escolheu para a cerimónia.

Michelle usou dois vestidos. Primeiro, fez o cortejo no carro com Bolsonaro e subiu ao parlamento com um vestido tamanho midi de seda cor de rosa. Mais tarde, surgiu com um vestido longo preto de renda com mangas e gola transparente para o cocktail no Itamaraty.

A criadora dos vestidos revela que a primeira-dama é uma mulher simples, mas com personalidade forte e decidida. Daí ter escolhido peças simples, com um estilo clássico. A delicadeza dos tecidos remete para o lado meigo de Michelle.

O vestido eleito para o discurso teve em conta o conforto, uma vez que Michelle discursou em língua gestual. “Criámos o vestido de forma a que Michelle pudesse mexer os braços. Como ela fez o discurso em língua gestual, tinha que ter um certo movimento na linha do ombro para mexer os braços», revela a estilista à imprensa brasileira.

O vestido para o cocktail é mais sóbrio. «É elegante, todo feito à mão. Tem também um estilo clássico, com detalhes de renda nas costas sobre a pele. Não tem um grande decote, nem brilhos», revela a criadora, acrescentado ainda que a escolha dos looks foi feita apenas por Michelle, sem a influência do marido.

Vestidos são leiloados

Michelle Bolsonaro pretende reunir os vestidos que utilizará durante o mandato do marido para realizar um leilão para ajudar instituições.

Os vestidos da cerimónia da tomada de posse são únicos. Pensados pela primeira-dama, juntamente com a sua estilista pessoal, as criações não serão replicadas. «Eu fiz para a Michelle e fazem parte da história de um país», diz a estilista.

LEIA MAIS: Milhares de brasileiros mostram apoio a Jair em desfile antes da posse

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

 

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Tomada de posse de Bolsonaro começa com quebra do protocolo

A mulher de Jair Bolsonaro quebrou as normas protocolares ao ser a primeira mulher do Brasil a discursar na tomada de posse. Fê-lo antes do marido e em língua gestual.