Dermatologista revela como prevenir piolhos e dá receitas caseiras

O piolho é um parasita que vive no nosso cabelo e que se alimenta do nosso sangue.

Dermatologista revela como prevenir piolhos e dá receitas caseiras

Dermatologista revela como prevenir piolhos e dá receitas caseiras

O piolho é um parasita que vive no nosso cabelo e que se alimenta do nosso sangue.

A infestação por piolhos, conhecida como pediculose, é uma realidade comum na infância por ser facilmente transmissível entre os pequenos. A médica dermatologista Clessya Rocha explica que os parasitas Phthiraptera vivem toda a sua vida no hospedeiro e que eles podem infestar o corpo, púbis e couro cabeludo. “Esses parasitas alimentam-se do sangue do hospedeiro e as fêmeas produzem 300 ovos ao longo de seu ciclo de 30 a 40 dias. Os ovos aderem-se aos cabelos, as lêndeas, que vão eclodir após 8 a 9 dias”.

Existem os tratamentos prescritos pelos dermatologistas como champôs com permetrina associados ao tratamento oral com a ivermectina mas que só são capazes de tratar os parasitas adultos, não sendo eficazes contra as lêndeas”, acrescentou. Sobre a prevenção, revela que alguns cuidados são fundamentais e devem ser feitos em casa para evitar a transmissão entre os seres humanos. “Escovas, pentes, chapéus, almofadas e lençóis podem levar à transmissão dos parasitas e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência”.

Ainda segundo a médica, todos os objetos que tenham estado em contacto com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, peluches, alfinetes e bandoletes, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º para eliminar os piolhos. Por fim, Clessya indica algumas opções de tratamento caseiros eficazes.

Receitas caseiras para acabar com piolhos

1 – Aplicar uma mistura de óleos essenciais ao couro cabeludo.

• 50 mL de óleo de coco;
• 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree);
• 2 a 3 gotas de óleo essencial de erva-doce;
• 50 mL de vinagre de maçã.

Ao fazer a mistura de todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo, deixe atuar durante 30 minutos, depois pode-se lavar o cabelo com shampo comum.

2 – Lavar o cabelo com vinagre e água morna e passar o pente fino.

• 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
• 1 copo de água morna.

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca e deixar agir durante 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com champô de uso habitual. O vinagre possui propriedades que ajudam a amolecer as lêndeas e, como tal, pode ser retirado com mais facilidade ao passar o pente fino além de ajudar a matar os piolhos adultos.”

Divulgação: MF Press
Foto: Shutterstock

Chip da beleza: médica tira dúvidas sobre implante de sucesso
O conhecido “chip da beleza”, muito popular entre celebridades, é tratado para a endometriose. A dermatologista Clessya Rocha explica alguns dos efeitos secundários associados. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS