Salvador Sobral pede ajuda à Europa

Salvador Sobral fez apelo humanitário depois de se ter apurado para a final do Festival Eurovisão da Canção. Oiça as palavras que emocionaram os jornalistas de toda a Europa.

Salvador Sobral pede ajuda à Europa

Salvador Sobral fez apelo humanitário depois de se ter apurado para a final do Festival Eurovisão da Canção. Oiça as palavras que emocionaram os jornalistas de toda a Europa.

O músico português aproveitou a conferência de imprensa dos países apurados para a final da Eurovisão para deixar um apelo urgente. Com uma camisola de malha com a expressão SOS REFUGEES (SOS REFUGIADOS), Salvador Sobral chamou a atenção para o drama de milhares de pessoas que continuam a fugir de territórios em conflito e procuram asilo na Europa.

“Antes de mais mais, esta é uma grande festa europeia. Estamos todos a celebrar e isso é ótimo. Mas há coisas que me preocupam e a muita gente também. Se as pessoas tiverem coração, ficarão também preocupadas”, começou por explicar Salvador Sobral.

“Quando soube que vinha cá, pensei imediatamente na questão dos refugiados. Eles estão a fugir dos seus países, a fugir da morte. Estas pessoas não são imigrantes! São refugiados, a fugir da morte. Não digo que a Europa não esteja a fazer um esforço, toda a gente está a fazer mas há tantas questões burocráticas a acontecer nos campos de refugiados na Grécia, na Turquia, em Itália. Devíamos ajudar a criar formas legais e seguras de estas pessoas poderem chegar aos países de destino”.

O músico, que esteve na conferência de imprensa acompanhado pela irmã, Luísa, disse ainda sentir como dever fazer este apelo. “Se estou aqui e se tenho exposição mediática a nível europeu, o mínimo que posso fazer é transmitir uma mensagem humanitária. Se somos apelidados de humanos e não animais, temos de ser humanitários”.

 

Portugal na primeira metade da final

Após a semifinal desta terça-feira, foi feito o sorteio da posição que irão ocupar os primeiros 10 finalistas na grande final de 13 de maio. Embora ainda nãos e saiba o lugar exato em que Portugal vai atuar, já é certo que Salvador Sobral voltará a pisar o palco do Centro Internacional de Exposições de Kiev na primeira metade do espectáculo.

Esta quinta-feira acontece a segunda semifinal do Festival Eurovisão. Sérvia, Áustria, Macedónia, Malta, Roménia, Holanda, Hungria, Dinamarca, Irlanda, São Marino, Croácia, Noruega, Suiça, Bielorrúsia, Bulgária, Lituãnia, Estónia e Israel competem pelos últimos 10 lugares na final de 13 de maio.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS