Eurovisão 2018: Salvador Sobral «está a preparar-se» para estar na final

Salvador Sobral quer estar na final da Eurovisão, em maio de 2018. A garantia é dada pela RTP, que tem estado em permanente contacto com o músico.

Eurovisão 2018: Salvador Sobral «está a preparar-se» para estar na final

Salvador Sobral quer estar na final da Eurovisão, em maio de 2018. A garantia é dada pela RTP, que tem estado em permanente contacto com o músico.

«Amar Pelos Dois», a música que garantiu a Portugal a primeira vitória na Eurovisão e, sobretudo, o seu intérprete, Salvador Sobral, deixaram uma marca inédita no certame de música.

A simplicidade e a diferença que os irmãos Sobral trouxeram à Eurovisão, em Kiev, vai ter continuidade em Lisboa, em 2018.

Essa é a garantia dada pelo presidente do conselho de administração da RTP, durante a apresentação do logótipo da Eurovision 2018, esta terça-feira, no Oceanário de Lisboa.

 «Os valores que estiveram na base da prestação do Salvador, o autêntico, o simples, o elegante, esses valores também vão orientar a edição de 2018. Quisemos, por opção, fazer uma Eurovisão que não seja uma manifestação de novo-riquismo, que não seja uma parafernália de equipamentos e de meios, mas sim algo clean, elegante, simples, autêntico».

Portugal recebe pela primeira vez vez o certame de música. A 8, 10 e 12 de maio de 2018, o Altice Arena vai ser palco das semifinais e da grande final do Festival Eurovisão da Canção.

Gonçalo Madaíl, líder da equipa da RTP que está organizar a Eurovisão explica porque é que é “inevitável” que Salvador seja a principal inspiração do certame… e porque é que a atuação do músico é tão esperada.

«Vencemos com um tema e com um artista como o Salvador Sobral. Era impossível isto ser dissociado. Eu gostava que o Salvador tivesse um momento mesmo muito especial, do ponto vista artístico, cénico, da linguagem. Sabemos que vai ter um significado enorme para nós. Para já, porque teremos um bom Salvador, fantástico e em forma e isso é um orgulho nacional. Mas também porque sei que o mundo está atento a isso, muito mais do que nós pensamos. O mundo está tremendamente atento ao caminho que o Salvador está a fazer e isso merece, naquele momento, tudo. E tudo faremos para isso», afiança.

RTP quer Salvador a atuar na final da Eurovisão

É tradição que o vencedor do ano anterior atue, no seu país natal, no Festival da Eurovisão. E, do que depender da RTP, essa tradição manter-se-á. Apesar de estar com a saúde fragilizada, à espera de um transplante cardíaco, Salvador Sobral é esperado no Altice Arena, a 12 de maio de 2018.

«Eu estou muito otimista, muito crente e posso dizer que o Salvador está tão ou mais otimista do que eu», garante Gonçalo Madaíl. O responsável da RTP adianta ainda que Salvador Sobral tem estado em contacto com a organização do certame.

«Seria inevitável fazê-lo porque o Salvador faz parte desta narrativa. Ele é mais do que um consultor. Ele constitui as páginas deste livro que estamos a contar. Temos conversado muito e muito bem», explica , acrescentando: «nem sequer colocamos a hipótese de ele não estar».

E o músico de 27 anos também quer estar a 12 de maio no Altice Arena.

«Ele está com toda a sua energia a preparar-se para estar bem no Festival Eurovisão da Canção».

Texto: Raquel Costa | Fotos: Marco Fonseca e Reuters

Impala Instagram


RELACIONADOS