Cérebro: estudo relaciona o Tálamo com o QI

Estudando a relação do Tálamo com a memória, desenvolvi um novo estudo publicado pela revista científica multidisciplinar Cognitionis, onde explico a importância do tálamo na memória e como ele está relacionado ao QI.

Cérebro: estudo relaciona o Tálamo com o QI

As questões de QI são sempre controversas de abordar, por conta da sua natureza crítica e subjetiva, embora não deixe de ser um ponto relevante. Neste estudo foi proposta a análise da relação entre o tálamo (como ponto de centralidade do cérebro) e as funções ligadas à inteligência e ao QI. Como indicamos no título do artigo, será uma análise de propriedades funcionais intrínsecas.

O Tálamo está presente em funções muito diversas que podem moldar e ditar o sucesso ou a falta dele em muitas questões da vida de um indivíduo.   Existe uma “incidência do tálamo nos processos psicofuncionais superiores: atenção, emoção, linguagem, memória atenção, emoção, linguagem, memória e função executiva e função executiva. O tálamo é importante na linguagem e cognição, regulando as funções do córtex associativo”.

Durante o estudo, que assentou em revisão de metodologias, literatura e estudos de neuroimagem, tentei compreender como funciona este triângulo em que cada lado corresponde a uma variável do estudo: tálamo, QI e memória. O principal objetivo do estudo foi explorar como as ressonâncias magnéticas em estado de repouso (rs-fMRI) correlacionam-se tanto com as medidas de realização como de QI em adultos jovens cuja realização e pontuação variou ao longo de uma série contínua desde o desempenho convencional até ao desempenho superior.

Constatei também que o ReHo (local de conectividade funcional) no tálamo, particularmente no pulvinar esquerdo implícito na atenção seletiva é um local comum de convergência para variação cognitiva e correlação neural para leitura, aritmética e medidas de QI.”, ressaltou.

Este estudo me provou que podemos então constatar que os componentes atencionais são críticos para habilidades de realização e QI e o tálamo é um local comum para as três medidas, proporcionando uma nova perspectiva dos mecanismos cerebrais subjacentes a um tipo de comorbidade entre as dificuldades aritméticas e a leitura, o que poderia co-ocorrer com a fraqueza nas habilidades intelectuais em geral

.

Fabiano Lima

Fabiano de Abreu Rodrigues, filósofo e cientista

LEIA AGORA
Dormir de mais ou de menos pode indicar transtorno do sono
Todos os detalhes que levem a um distúrbio do sono de maneira séria devem ser um alerta. Afinal, dormir é fundamental para manutenção da qualidade de vida (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS