Chegou o carro elétrico para pessoas com mobilidade reduzida

A Citroën apresenta o conceito Ami for All, projeto desenvolvido com a PIMAS, especialista na conversão de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

Este novo protótipo foi concebido para ser conduzido por pessoas com mobilidade reduzida que não utilizam pelo menos um membro inferior, nomeadamente para os que utilizam cadeiras de rodas. Inclui diversos desenvolvimentos técnicos, tais como maior ângulo de abertura das portas, equipamentos para o utilizar passar da cadeira de rodas para o banco (com prancha e correias), controlo mecânico e manual da aceleração e da travagem, punho no volante para facilitar a condução e solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora do habitáculo.

Com o Ami for All, a Citroën devolve a independência aos que a perderam, com uma solução de mobilidade elétrica acessível e que não necessita de carta de condução. O Ami for All oferece uma forma fácil de levar uma vida ativa e de se integrar socialmente, sem depender de terceiros para os acompanhar, ou utilizar os transportes públicos com os seus horários e meios de acessos imprevisíveis.

“O Ami for All ajusta-se perfeitamente à filosofia do Ami: oferecer uma resposta prática de acesso à mobilidade para todos. Introduz a facilidade de deslocação nas pequenas viagens e dá mais independência aos adolescentes, aos idosos e às pessoas sem carta de condução. Estamos muito satisfeitos por apresentar esta solução técnica para apoiar a mobilidade das pessoas com deficiência e estamos a trabalhar para tornar este projeto viável a curto prazo”, afirma Thierry Koskas, CEO da Citroën.

Devido à facilidade de acesso e de utilização, o Ami for All não tem rival no que respeita às possibilidades oferecidas às pessoas com mobilidade reduzida, fator por isso decisivo em termos de integração social, oferecendo mobilidade e independência a quem tenha atualmente bastantes restrições no seu dia-a-dia.

A adaptação do Ami for All para pessoas com deficiência é normalizada e fácil de instalar, independentemente da versão do Ami que o cliente escolha. Foi concebido e construído em colaboração com a PIMAS, empresa líder na transformação de veículos para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

A conceção baseou-se no espírito pragmático e no engenho do Ami, sem equipamentos supérfluos. Baseia-se numa adaptação mecânica do habitáculo para que as pessoas com deficiência nas pernas possam aceder facilmente ao habitáculo e conduzir.

Para tal, foi necessário reformular a acessibilidade da porta do condutor, a ajuda à transferência a bordo, deslocar os comandos do acelerador e do travão para o nível da mão e adaptar o espaço interior para receber uma cadeira de rodas desmontada.

Acesso a bordo

O Ami constitui, naturalmente, uma solução interessante no que respeita à acessibilidade a bordo. Entrar e sair torna-se fácil graças a uma porta de grandes dimensões com abertura oposta, do lado do condutor (dobradiças traseiras). O ângulo das dobradiças da porta foi aumentado para permitir aos clientes a colocação de uma cadeira de rodas paralelamente ao rebordo do habitáculo, após a abertura da porta do condutor.

De seguida, desdobra-se uma prateleira amovível e retráctil para permitir que a pessoa faça a sua passagem, de forma independente, da cadeira de rodas para o habitáculo. Os clientes podem deslocar-se da cadeira de rodas para o lugar do condutor graças a uma correia fixada na parte superior interior da moldura da porta. Esta operação demora apenas alguns minutos.

Condução

Uma vez a bordo e pronto para arrancar, o condutor dispõe de um punho no volante para facilitar a aderência e beneficiar da excelente manobrabilidade do Ami for All. Em vez dos habituais pedais para o motor elétrico de 6 kW, foi adicionada uma alavanca mecânica intuitiva para o controlo manual do pedal do acelerador e dos travões, que basta puxar ou empurrar. Os pedais mantêm-se porém operacionais.

Local de arrumação para a cadeira de rodas

Existem duas formas de transportar a cadeira de rodas. Pode ser colocada no habitáculo, aproveitando o grande espaço de arrumação à frente do passageiro no Citroën Ami. O condutor retira então as rodas da cadeira de rodas e fixa-as no espaço para os pés com uma correia especialmente concebida para o efeito.

As rodas encaixam perfeitamente neste espaço de arrumação. A cadeira de rodas dobrada é colocada no banco do passageiro. A fixação é feita por cinto de segurança adicional e específico. Esta configuração permite viajar de forma autónoma.

Caso esteja presente outro passageiro, além do condutor, a cadeira de rodas pode ser facilmente colocada num espaço dedicado na traseira do Ami for All, graças a uma estrutura de arrumação em alumínio. A cadeira de rodas terá então de ser instalada pelo passageiro e pode depois ser coberta por uma lona de proteção.

Isto liberta todo o espaço do passageiro no habitáculo. Em vez de depender de um terceiro, o utilizador do Ami for All torna-se, ele próprio, num companheiro de viagens no dia-a-dia e em encontros sociais.

Desde o seu lançamento em Abril de 2020, o Citroën Ami constitui uma surpresa no mercado da micromobilidade, graças à sua engenhosa conceção. O Ami é fácil de manobrar devido ao seu formato ultracompacto, com apenas 2,41 m de comprimento. Sendo elétrico, pode ser recarregado em quatro horas através de tomada de 220V convencional, como qualquer eletrodoméstico.

O Ami foi concebido para ser acessível ao maior número possível de pessoas: pode ser conduzido tanto por jovens de 16 anos como por pessoas de 77 anos, é económico e tem baixos custos de utilização.

Firmemente apoiado nas suas jantes de 14″, especialmente concebidas e colocadas nos quatro cantos da carroçaria para facilitar o manuseamento, o Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura. Promete agilidade no dia-a-dia, bem como facilidade de estacionamento graças ao seu excelente raio de viragem (7,20 m).

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