Luís Filipe Vieira garante continuidade mas demite-se Benfica em caso de corrupção comprovada

O Presidente do Benfica deu uma entrevista após duas derrotas do clube para o campeonato e Liga dos Campeões. Conversa percorreu todos os temas de preocupação na Luz.

Com os 15 anos do Estádio da Luz e igualmente o mesmo período para a presidência de Luís Filipe Vieira no Benfica, o dirigente respondeu sobre os todos os tópicos que estão na agenda do clube lisboeta.

Chamadas sobre despedimento/venda de Rui Vitória

LFV nega o que foi falado nas chamadas. «Quando fazemos contrato de um treinador é para cumprir e assim será»; «Rui Vitória já conhecia a proposta. Nós passámos uns dias e clarificámos a situação um com um outro. Está clarificado há meses»

«Não queria sair, levar o projecto SLB até ao fim e renovámos contrato. Tínhamos renovado há uns meses»

«Alguém procurou a saída dele, mas não fui eu. Isto é como um empresário para um jogador. Não entendo o bicho de sete cabeças»; «Pelas condições desse contrato que se fala, não lhe iria cortar as pernas»

«A diferença do que ele ganhava no Benfica iria ser oito vezes mais»

«Não há um atleta que fale mal do Benfica devido a esse vector financeiro e familiar»

«Se há uma proposta que não conseguimos acompanhar, nada podemos fazer»

«Há uma grande injustiça sobre grande vitória. Ganhou 6 títulos no Benfica, quartos de final e oitavos na Liga dos Campeões»

«As pessoas não ganhavam há muito tempo e habituavam-se a ganhar

«Rui Vitória é o homem que lança 3 jogadores como Ederson, Gedson, Lindelof, Renato Snaches, Yuri Ribeiro, Joao Felix, Gonçalo Guedes e outros que vão aparecer. Tem um trabalho fantástico. É um projeto que não nos queremos desvincular dele. É o homem certo para o projeto Benfica»

«Por minha vontade é o treinador até ao final do contrato. Toda a comunicação e crítica que se tem feito para Rui Vitória… não merece»

«O Benfica é um clube que não quer ter dividas. Vive pelos próprios meios financeiros e nao quer ser amarrado. Tem investido no centro de estágios, toda a nossa base não pode ser lá. Não pode abdicar desta estratégia. Foi o treinador indicado e com mais capacidades para desenvolver o projecto Benfica.»

«Em dezembro já sabemos a planificação para a próxima época, para maio/junho»

«O Benfica não pode depender de um resultado menos bom. Temos uma tendência para o suicidio»

«O Benfica está a preparar-se para dominar o futebol português na próxima década»

«Podemos ganhar com a escola de talentos e já o provámos. Estamos agora a reter esse talento. Ruben Dias renovou, João Félix vai renovar, com cláusula mais elevada»

«Se tivermos propostas de 20 e 25 milhões por jovens, já não os largamos. Só saem pela cláusula de rescisão«

«Só assim que podemos sonhar com uma conquista europeia»

Na época passada «fizemos mais de 100 milhões de euros e não tivemos nenhum jogador descontente»

«Recusámos 75 milhões por dois jogadores jovens do Benfica. Veja lá se o Ruben Dias e o Gedson Fernandes não estão felizes»

Jorge Jesus regressar ao Benfica? «Não poderei dizer do futuro, somos amigos, falamos periodicamente. Não nos zangámos naqueles seis meses em que ele teve o problema com o Benfica. Foi à vida dele e o Benfica teve de procurar outro treinador para lá estar. Não vou mentir que tenho uma boa relação com o Jorge. Imagine que o Rui Vitória queira sair, estão identificados os planos A, B e C. Mas não estamos a pensar nisso e estamos em estabilidade. Se ele saísse agora era altamente prejudicial ao Benfica.

Lenços brancos? «O que mais me traumatizou foi gente a sair do estádio ao intervalo. Em Amsterdão estavam três mil pessoas no estádio contra o Ajax. Ao frio, ao sol e à chuva, as pessoas estão lá. Temos de estar juntos na vitória ou derrota, foi só assim – e com os sócios – que o Benfica teve sucesso. Quando as coisas correm mal, metem tudo em causa. Não pode ser. O que foi feito até agora demorou muito a acontecer»

«Está tudo em aberto»

Os casos de justiça e acusações de corrupção

O Presidente do Benfica começa por ironizar: «Nota-se que isto está a afetar-nos… os nossos parceiros renovam connosco, como agora a Emirates»

«Paulo Gonçalves é da minha confiança, do Sport Lisboa e Benfica e é meu amigo»

«Não teve nenhuma medida de coação. Ele nao queria continuar na SAD, mas nos reu

«Segundo momento passou a réu e aí disse que não tinha condições para continuar no Benfica para se dedicar à sua própria defesa. O seu mediatismo não lhe favorecia e à família. Não foi condenado. O Benfica perdeu um grande profissional.

«Tudo o que o Benfica ganhou foi com o seu próprio suor e em campo»

«Se algum dia se comprovar corrupção no Benfica eu demito-me. O resto está em segredo de justiça. Mas não se pode misturar Paulo Gonçalves e o Benfica.»

«No final a justiça vai funcionar e clarificar tudo…. E-mails, de quê? Para quê? Bilhetes? Camisolas? Só digo ok, ok, ok, ok. O Benfica tem profissionais elogiados e convidados para trabalhar fora que tratam de tudo isso. Num contrato, por exemplo, só me importa ver o vencimento. Isto é perigoso? Um Presidente tem mais que fazer, a minha preocupação é outra, estratégica. Não posso ler ao milímetro. Os benfiquistas não estão preocupados com isto»

Outras explicações estão em segredo de justiça e o Presidente «encarnados» limita-se a prometer que se demite «imediatamente» se houver provas de corrupção no Benfica.

E-mails: «o que se deve condenar é o roubo que se fez ao Benfica nos últimos dez anos. Revolta-me falar sobre isto. Obviamente que alguém entrou e roubou. Mais grave foi o que se expôs sobre a vida de funcionários do clube. Não há lá conversas com árbitros, prostitutas. Se de um ‘se’ querem fazer um ‘de’ não pode ser»

Os reforços, o plantel e a saída de Luisão

«Temos plantel para rodar toda a época. Todos vão jogar»

Ferreyra e Castillo, avançados contratados esta época cujos têm um ordenado elevado no clube: «Ferreyra é um goleador com um passado que fala por si. Estou lá todos os dias, não preciso de relatório, nem ir aos treinos»

Luisão: «Tem 15 anos de Benfica, andou com a mala às costas, tomou banho de água fria, quis ir embora no mesmo ano. A influência que tem… é o meu companheiro de viagem, o único que conhece a desgraça e fartura que existe agora. Prometi quando houvesse condições que lhe renovava o contrato. Falámos os dois e o treinador e retirou-se. Irá trabalhar de outra forma no Benfica. Devia haver uma atenção especial no Benfica. É dificil haver um problema naquela casa [entre Luisão e Rui Vitória], foi ele que me pediu para pendurar as chuteiras»

«Ao início não estava a levar muito a sério, mas vi que ele queria despedir-se dos benfiquistas»

Quem é a maior referência viva do Benfica?

«José Augusto», mas «há Eusébio e os outros e não haverá mais nenhum», afirma o dirigente.

Acusações de censura de António Simões à comunicação externa do Benfica: «A minha mulher é familiar de António Simões, conheço-o há quarenta anos». «Não há nenhum profissional que possa dizer que fui lá censurar. Não vou falar dele porque não quero ofender o Benfica. Se ele quiser resolver a situação, que venha falar comigo pessoalmente. Até lá, posso dizer que nunca fiz censura. Nunca disse ‘eu sou do Benfica’. Somos todos do Benfica. Sou o único Presidente que tem estado próximo e apoiado todos os ex-jogadores do Benfica. Agora quem na realidade não entendeu quem pode estar por cima da bandeira é só Eusébio da Silva Ferreira. Não recebo lições de ninguém pois quem está perto deles sou eu. Não andamos a fazer publicidade. Não há nenhum clube no Benfica que faça isto a ex-jogadores. António SImões não tem direito de fazer o que fez, já para não falar o que ele fez ao José Calado. Mentiu»

«Não há comentadores do Benfica ou outros canais que levem um recado meu»

Há elementos de informação (cartilha) para comentadores? «Isso não é comigo»; «Pergunte ao Pedro Guerra se tem todas as semanas se tem cartilha»; «Nunca demos cartilha a ninguém»; «Vou averiguar essa situação a sério»

Saída de Jonas?

«Benfica demonstrou sempre interesse em renovar com Jonas. Houve uma altura que ele terá seriamente pensado que ia sair do Benfica, mas ele falou com a família e mostrou-se disponível para renovar o contrato. Agora se esteve inclinado? Um pouco», refere.«Jonas já era o jogador mais bem pago do Benfica. Ferreyra não era. Agora não interessa quanto ele ganha»

Renovações

«Há toda a vontade que Salvio fique e a dele também»

«Samaris é um ativo bom do Benfica. Veremos o que vai acontecer»

«No mercado de inverno temos um ou outro caso, mas procuramos estabilidade»

«Se Bruno de Carvalho tivesse continuado como Presidente do Benfica, teria cometido a loucura. Mas quando Sousa Cintra tomou conta da SAD, revertemos a decisão. Bruno de Carvalho pensava mais no Benfica que o próprio clube e isso iríamos atacar. Teríamos cometido duas loucuras»

Luís Filipe Vieira disse que admitiu dizer a um grupo de adeptos à esquerda da Assembleia Geral que «não mereciam o clube que estavam a ter» pois estavam constantemente a ofender e a mandar calar. «Alguns estão devidamente identificados»

«Vou ser candidato às próximas eleições e quem sabe às outras. Os anos que for preciso», conclui Luís Filipe Vieira depois de anunciar várias medidas de desenvolvimento no Centro de Estágios no Seixal

Claques ou grupos organizados?

«Vou manter a postura que está a ser tomada até ao momento e no final vou ter razão»

«Todos aqueles que são as claques do Benfica são sócios do Benfica, com as quotas do Benfica, redpass pago e com o mesmo direito que eu tenho. Tenho de respeitá-los como sócios». O Presidente nega qualquer apoio do clube a esses adeptos.

Papel de Jorge Mendes

«Não é meu parceiro, mas sim do Benfica. As comissões fazem parte»

«Pediram ao Benfica para gerir um clube em Inglaterra. Reconhecem as nossas capacidades»

«Nos Estados Unidos funciona… bloggers devem ser bastante penalizados, fizeram muito mal ao Benfica. Tudo o que eles fizeram tem de ser conhecido. Hoje parece que vale tudo»

«Arbitragem está condicionada. Nunca almocei com um árbitro»

«É normal o VAR errar»

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Luís Filipe Vieira garante continuidade mas demite-se Benfica em caso de corrupção comprovada

O Presidente do Benfica deu uma entrevista após duas derrotas do clube para o campeonato e Liga dos Campeões. Conversa percorreu todos os temas de preocupação na Luz.