Quem é Toti Gomes, o defesa convocado para a Seleção que só começou a jogar futebol aos 15 anos?

História de Toti Gomes, defesa convocado por Roberto Martínez para a Seleção Nacional, não é muito comum no futebol.

Quem é Toti Gomes, o defesa convocado para a Seleção que só começou a jogar futebol aos 15 anos?

Por estas horas há uma pergunta que é feita por muitos adeptos de futebol. Afinal, quem é Toti Gomes, o jogador que Roberto Martínez convocou para os próximos dois jogos da Seleção Nacional, a contar para o apuramento para o Euro 2024? Numa resposta curta, podemos dizer que é um lateral esquerdo que defende as cores dos ingleses do Wolverhampton. Tem 24 anos e nunca representou a Seleção Nacional em qualquer jogo oficial. Mas a verdade é que há muito mais para descobrir sobre Tote António Gomes.

Leia depois
Martínez diz respeitar decisão de João Mário e assume que jogador estava convocado

Existe muito para contar sobre Toti Gomes, mas antes disso, ficam as palavras de Roberto Martínez para justificar a convocatória. “É um jogador muito interessante para nós porque tem diferentes valências relativamente a outros centrais da Seleção. É físico, muito forte nos duelos, é esquerdino. Os seus jogos no Wolverhampton foram muito bons. Não se trata de excluir jogadores, trata-se de decidir tendo em conta caraterísticas diferentes. Precisamos de ter jogadores com capacidades distintas na Seleção e acho que o Toti pode oferecer isso”, disse aos jornalistas.

Toti Gomes só começou a jogar futebol aos 15 anos

Não é comum encontrar um jogador que chegue à equipa principal de Portugal sem qualquer jogo pelas camadas jovens. Mas é isso que acontece com o jogador que começou a jogar futebol no Fontainhas por ser próximo de casa. Na verdade, o defesa conta apenas com 22 minutos num amigável pelos Sub-19. Por outro lado, existe um detalhe que ajuda a explicar este facto. É que Toti Gomes só começou a jogar futebol quase com 16 anos. “Sempre gostei de futebol quando era criança, mas não tive a oportunidade como outras crianças de ir para uma escolinha de futebol quando era mais jovem. Então, comecei por outros desportos, como o atletismo. Joguei râguebi até uma certa idade e só comecei a jogar futebol com quase 16 anos”, conta ao The Athletic.

Avançado que acaba a defesa central

Os primeiros tempos no futebol foram passados em posições que nada têm a ver com aquela em que se destaca hoje. Toti Gomes, que sempre foi veloz, começou por ser ponta de lança, jogando também a extremo e médio ofensivo. Até que acabou por se transformar em lateral esquerdo. Sendo que é pouco comum encontrar laterais com 1,87m de altura. Do Fontainhas mudou-se para o Cascais e, uma temporada depois, para o Estoril. O lateral veloz começou a destacar-se também como central e em 2020 o Wolverhampton pagou 789 mil euros para levar o jogador para Inglaterra.

Toti Gomes pode juntar-se a Pauleta e Costinha

Apesar de contratado pelo clube inglês mais português da Premier League, o jogador acabou emprestado aos suíços do Grasshoppers. Toti Gomes destacou-se na Suíça e Bruno Lage, então treinador do Wolves, chamou o português de volta a Inglaterra. Ao longo desta temporada, Toti Gomes somou 21 presenças pelo clube inglês, 17 das quais na Premier League. Caso se estreie pela Seleção Nacional, Toti Gomes entra para o grupo de jogadores que chegam à principal equipa de Portugal sem ter jogado no principal campeonato português. Algo que aconteceu como nomes como Pauleta e Costinha. O antigo avançado nunca chegou a jogar na primeira divisão. Já o médio defendeu as cores do Porto.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS