Tudo o que precisa de saber sobre o Sporting de Braga-Benfica [vídeos]

Nos últimos quatro encontros entre Sporting de Braga e Benfica, os encarnados perderam três e venceram apenas um. Neste domingo, há mais.

Tudo o que precisa de saber sobre o Sporting de Braga-Benfica [vídeos]

Tudo o que precisa de saber sobre o Sporting de Braga-Benfica [vídeos]

Nos últimos quatro encontros entre Sporting de Braga e Benfica, os encarnados perderam três e venceram apenas um. Neste domingo, há mais.

O Sporting de Braga recebe o Benfica numa época em que o equilíbrio no acesso ao pódio é grande. Com o primeiro lugar da Liga NOS praticamente reservado ao Sporting, FC Porto (2.º classificado com 51 pontos, a 10 dos leões), arsenalistas (3.º com 50) e águias (4.º com 48) lutam diretamente entre si com o objetivo de conquistarem o acesso à multimilionária Liga dos Campeões.

Para este domingo, com pontapé de saída marcado para as 20h00, a tarefa da turma de Jorge Jesus é muito complicada. A fraca época do Benfica, face ao maior investimento da história encarnada, e a forte campanha do Sporting de Braga – equipa que “melhor futebol pratica” em posse de bola, considera o treinador dos dragões, Sérgio Conceição – fazem pender o favoritismo para o lado dos minhotos.

Além do mais, e ainda que o atual momento dos benfiquistas seja de um futebol mais empenhado e eficaz, os homens de Carlos Carvalhal defenderão à guerreiro o percurso de ‘Grande’ desta época, tendo, além do mais, um histórico recente três vezes superior ao do adversário. Em quatro encontros, venceram três e perderam um.

Na Liga NOS, disputados 23 jogos, o Sporting de Braga, que vem de um empate e quatro vitórias, tem 44 golos marcados e 23 sofridos. Se o desporto-rei fosse matemático, o resultado do encontro deste domingo ficaria em 2-1 para os de casa. Não sendo, o Benfica, que vem de três vitórias e dois empates, marcou por 40 vezes e sofreu por 17.

A 64.ª visita do Benfica ao Sporting de Braga no campeonato

Este será o 64.º confronto em que o Benfica visita o Sporting de Braga no principal escalão nacional de futebol. Nos anteriores 63 embates, os encarnados têm 36 vitórias e 11 derrotas. Entre guerreiros e águias, no Minho, registaram-se 16 empates. O clube presidido por António Salvador marcou ao Benfica 63 golos em casa (1 golo por jogo), mas sofreu quase o dobro, 122 (1,78 golos por partida).

A maior vitória bracarense em casa é igual a uma mão cheia de golos sem resposta e é longínqua. Em 31 de janeiro de 1954, no então Estádio Municipal de Braga, bateu os oponentes por 5-0, em partida da 15.ª jornada da época 1953/54 da Primeira Divisão. A maior vitória do Benfica na qualidade de visitante tem a mesma diferença de golos, mas nenhuma turma ficou em branco. Jogou-se dois anos antes, sensivelmente, em 21 de outubro de 1951, e os adeptos assistiram a sete golos: um para os de Braga e seis para os de Lisboa, jogo da quinta jornada da época 1951/52.

O valor de mercado dos guerreiros do Minho (101,90 milhões de euros) é muito inferior ao dos das águias (285,70 milhões). O futebolista bracarense mais valioso é o segundo avançado Ricardo Horta (14 milhões com tendência de crescimento) e o benfiquista é o lateral esquerdo Alejandro Grimaldo (18 milhões, exatamente o dobro da estrela do Braga).

Nesta época, António Salvador pagou 8 milhões pelo ponta-de-lança ex-Barcelona Abel Ruiz, mas o saldo é muito positivo: os catalães adquiriram o extremo Trincão por 31 milhões. Os restantes negócios foram fechados por migalhas. Luís Filipe Vieira teve poder-de-fogo de outra galáxia. O Benfica bateu nesta época os recordes de compra de um futebolista (24 milhões pagos ao Almería por Darwin Núñez) e de investimento total, ligeiramente acima dos 100 milhões. A maior venda conseguida (68 milhões) envolveu o central Rúben Dias, que, no Manchester City, já considerado por muitos o melhor defesa-central do Mundo.

Os últimos quatro jogos do Benfica na casa do Sporting de Braga

O SL Benfica venceu por 2-1 o SC Braga, em jogo dos 1/8 final da Taça de Portugal, resultado que garante à equipa de Bruno Lage seguir na competição. A formação bracarense até entrou a vencer, depois de Ferro ter marcado na própria baliza aos 14′, mas quatro minutos depois Pizzi empatou. Já no segundo tempo, um golo de Vinícius (62′) fechou a marcha do marcador.

Triunfo do SC Braga por 1-0 no Estádio da Luz, frente ao SL Benfica, em jogo da 21.ª jornada da Liga NOS. Um golo solitário de Palhinha em cima do intervalo garantiu à equipa de Rúben Amorim os três pontos.

Triunfo do SC Braga por 3-2 frente ao SL Benfica na Luz, a impor a segunda derrota consecutiva no campeonato à equipa encarnada. Os minhotos chegaram a estar a vencer por 3-0, Seferovic ainda bisou (68′ e 86′) mas foi insuficiente para dar a volta ao resultado.

Triunfo do SC Braga por 2-1 frente ao SL Benfica, resultado que coloca a formação minhota na final da Allianz Cup. Abel Ruiz abriu o marcador aos 28′, Pizzi ainda antes do intervalo converteu com sucesso uma grande penalidade. Já na segunda parte, Tormena marcou e garantiu a vitória bracarense.

LEIA AGORA
Antunes e Matheus Nunes com covid-19 são baixas no Sporting
Antunes e Matheus Nunes com covid-19 são baixas no Sporting
Os futebolistas do Sporting Antunes e Matheus Nunes testaram positivo ao novo coronavírus, avança fonte conhecedora do processo, sendo ambos baixas certas para o jogo contra o Vitória de Guimarães, da 24.ª jornada da Liga NOS. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS