Benfica: Roger Schmidt, o primeiro alemão a conquistar o campeonato português

Roger Schmidt, treinador que tem por hábito conquistar os adeptos dos clubes que treina, é o primeiro alemão a conquistar o campeonato português.

Benfica: Roger Schmidt, o primeiro alemão a conquistar o campeonato português

Quando Roger Schmidt foi anunciado como novo treinador do Benfica, muitos foram os adeptos que olharam para o alemão, de 56 anos, com alguma desconfiança. A uma carreira discreta como jogador, juntava-se uma vida de treinador sem passagens por grandes colossos do futebol europeu. Aliás, tirando a passagem pela Alemanha, Schmidt, tinha estado sempre em campeonatos de menor expressão.

Leia depois
Bayern Munique sagra-se campeão alemão pela 11.ª vez consecutiva

Avançando para este momento, os benfiquistas estão eufóricos com a conquista do 38º título de campeão nacional. Que vem colocar um ponto final num jejum de quatro anos. E a verdade é que a desconfiança deu lugar a um grande apreço pelo trabalho de Roger Schmidt. É certo que o Benfica chegou a ter 10 pontos de avanço em relação ao segundo lugar e que só decidiu o campeonato na derradeira jornada do campeonato. Ainda assim, quase todos os adeptos eram unânimes em elogiar o trabalho do alemão.

Acarinhado por adeptos

E a verdade é que este apreço dos adeptos não é uma novidade para Roger Schmidt. Vejamos, estávamos em 2013 quando o alemão fez o quase impensável. Que foi não conquistar o título austríaco ao serviço do RB Salzburgo. Ainda assim, no último jogo do campeonato o estádio estava cheio de tarjas dos adeptos. Que pediam que Schmidt ficasse no clube.

Avançamos para 2019. O alemão é despedido dos chineses do Beijing Guoan depois de conquistar apenas uma Taça da China. E o que aconteceu? No aeroporto amontoaram-se adeptos que se despiram de Schmidt em pleno estado de euforia. Estes dois casos são exemplo da forma como o treinador conquista os adeptos. Sendo que as suas equipas costumam praticar um futebol atrativo para os adeptos. Recorde-se que o estilo de jogo de Schmidt chegou a ser comparado ao de Pep Guardiola.

Carreira de treinador iniciada em 2004/05

A carreira de treinador de Roger Schmidt teve início em 2004/05, época em que foi jogador treinador dos alemães do Delbrücker SC, clube no qual terminou a carreira. Por lá ficou até 2007. Nesse ano mudou para o Pr. Münster, onde permaneceu até 2010. Seguiu-se mais um clube alemão: Paderborn. Em 2012 muda-se para a Áustria, para treinar o RB Salzburgo. 2014 é o ano que assinala o regresso à Alemanha, para treinar o Leverkusen. Em 2017 vai para a China, para treinar o Beijing Guoan e em 2020 aceita treinar os neerlandeses do PSV. Clube no qual ficou até 2022, ano em que se mudou para o Benfica.

Várias taças conquistadas

Esta é apenas a segunda vez que Roger Schmidt é campeão nacional. Algo que só tinha conseguido em 2013/14 nos austríacos do RB Salzburgo. Conta ainda com três taças nacionais: uma na China, outra na Áustria e a terceira nos Países Baixos. Tem ainda uma Supertaça conquistada ao serviço do PSV. Tem ainda mais dois troféus de menor dimensão. Agora, fica para a história como o primeiro alemão a conquistar o campeonato português.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS