Portugal com 26 atletas na estreia dos Campeonatos Europeus Paralímpicos

Portugal vai estar representado por 26 atletas, de seis modalidades, nos Campeonatos Europeus Paralímpicos, um competição que se realiza pela primeira vez, e que decorrerá entre terça-feira e 20 de agosto, em Roterdão, nos Países Baixos.

Portugal com 26 atletas na estreia dos Campeonatos Europeus Paralímpicos

“Esta será a edição inaugural de uma competição, que decorre sob a égide do Comité Paralímpico Europeu (EPC), e que se pretende que seja realizada de quatro em quatro anos, sempre no ano anterior aos Jogos Paralímpicos”, explicou Carlos Lopes, secretário-geral do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que lidera a missão lusa.

Portugal vai estar representado nas competições de badminton, boccia, ciclismo, judo, tiro e ténis em cadeira de rodas, modalidade que se estreia em eventos internacionais sob a égide do CPP.

Além das seis modalidades nas quais participam atletas lusos, o programa dos Campeonatos Europeus Paralímpicos contempla ainda o goalball, o tiro com arco, o taekwondo e o basquetebol em cadeira de rodas.

O atletismo e a natação não integram o programa da primeira edição dos campeonatos continentais por, segundo explicou Carlos Lopes, “terem tido recentemente campeonatos mundiais”, que foram a primeira oportunidade de abrir quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024.

O chefe da missão portuguesa, que já está em Roterdão, admite “ter boas expectativas” para a competição, que “apesar de não abrir quota direta para os Jogos Paralímpicos, permite somar pontos para os ‘rankings’ das modalidades.

“Temos sempre a expectativa de que os nossos atletas estejam ao seu melhor nível e que tenham a melhor performance desportiva”, disse Carlos Lopes à agência Lusa, admitindo que “em algumas modalidades Portugal pode estar muito próximo de posições de pódio”.

Em simultâneo com o evento, no qual marcará presença o secretário de Estado da Juventude de Desporto, João Paulo Correia, vai realizar-se a Assembleia de Comités Paralímpicos Europeus.

A competição, que junta cerca de 1.500 atletas, de 45 países, vai decorrer no complexo Rotterdam Ahoy.

Lista dos 26 convocados:

– Badminton (4): Beatriz Monteiro, Bruno Faria, Diogo Daniel e Inoi Ferreira.

– Boccia (10): Ana Catarina Correia, Ana Sofia Costa, André Ramos, Armando Costa, Carla Oliveira, Cristina Gonçalves, David Araújo, José Abílio Gonçalves, Nuno Guerreiro e Rita Patrício.

– Ciclismo (4): Bernardo Vieira, Flávio Pacheco, Luís Costa e Telmo Pinão.

– Judo (4): Djibrilo Iafa, Miguel Vieira, Nuno Rocha e Rúben Gonçalves.

– Ténis em cadeira de rodas (2): Carlos Leitão e João Couceiro.

– Tiro (2): Adelino Rocha e Bruno Valentim.

AO (JP) // JP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS