Nadadora lituana Ruta Meilutyte defende título nos 50 bruços com novo recorde mundial

A nadadora lituana Ruta Meilutyte baixou hoje o recorde do mundo nos 50 metros bruços, ao defender o título mundial na distância em 29,16 segundos na última jornada dos Mundiais de Fukuoka, no Japão.

Nadadora lituana Ruta Meilutyte defende título nos 50 bruços com novo recorde mundial

Depois de, no sábado, ter igualado o recorde do Mundo quando nadou as meias-finais, Meilutyte retirou hoje 14 centésimas ao anterior registo, que ‘partilhava’ com a italiana Benedetta Pilato, que nadou a distância em 29,30 em 2021.

A lituana de 26 anos venceu a prova com autoridade, sendo 78 centésimas mais rápida do que a norte-americana Lily King (29,94), que ficou com a prata. A anterior recordista mundial Benedetta Pilato conquistou o bronze, nadando em 30,04.

Esta é a segunda medalha de ouro para Meilutyte nos Mundiais de Fukuoka, depois do triunfo nos 100 metros bruços.

A nadadora lituana deu-se a conhecer com 15 anos, nos Jogos Olímpicos Londres2012, onde ganhou o ouro nos 100 metros bruços, repetindo o feito um ano depois, nos Mundiais de Barcelona.

Em 2019, retirou-se da competição, na sequência de uma suspensão de dois anos, por ter falhado três controlos antidoping, regressando às piscinas dois anos depois. Com os resultados em Fukuoka, Meilutyte torna-se a grande favorita nos bruços para os Jogos Olímpicos Paris2024.

A nova marca nos 50 bruços é o 10.º recorde mundial estabelecido nos Mundiais de Fukuoka, que hoje terminam.

AMG // AMG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS