Marchadores campeões do mundo marcam presença no Grande Prémio de Rio Maior

Os campeões do mundo em título dos 20 quilómetros marcha são os principais destaques para a 30.ª edição do Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha, que se disputa no sábado naquela cidade do distrito de Santarém.

Marchadores campeões do mundo marcam presença no Grande Prémio de Rio Maior

O japonês Toshikazu Yamanishi e a peruana Kimberly García sobressaem na valiosa lista de inscritos, com vários sul-americanos e chineses de bom nível e na qual não falta, também, a ‘nata’ dos marchadores lusos, como João Vieira, Ana Cabecinha e Inês Henriques.

Estão inscritos representantes de 19 países, nas competições femininas e masculinas, para um Grande Prémio que, mais uma vez, integra o restrito grupo de competições da World Race Walking Tour da World Athletics, na categoria máxima de Gold Level.

Além de Yamanishi, campeão mundial em Doha2019 e Oregon2022, além de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, alinham à partida três antigos vencedores em Rio Maior – o equatoriano Brian Pintado, primeiro no ano passado, o brasileiro Caio Bonfim, vencedor em 2014, e João Vieira, que triunfou em 2013.

Viera, que no Mundial de Budapeste, em agosto, aponta aos 35 km marcha, não está muito preocupado em marcar pontos para o ranking da especialidade, o que não se passa com os internacionais lusos Rui Coelho e Hélder Santos, que precisam de boas marcas e classificações de relevo, nos próximos dois meses.

A marca de apuramento direto para o Mundial, fixada em 1:20.10 horas, é totalmente ‘inacessível’ e está em linha com o recorde nacional, de João Vieira.

Dupla vencedora de 20 km e 35 km marcha em Eugene, no Oregon, nos Estados Unidos, Kimberly García foi a principal atleta de marcha em 2022. Em Rio Maior, onde é ‘presença habitual’, ganhou em 2017 e 2022.

Ao lado dela vai estar a chinesa Shijie Qieyang, três vezes medalhada em Mundiais e campeã olímpica em Londres2012, bem como Jiayu Yang, a campeã do mundo de 2017, igualmente chinesa e vencedora na passada semana do Grande Prémio de Madrid, em 10 km.

Ana Cabecinha, que foi quinta em Madrid, e Inês Henriques são as melhores lusas para a prova nas ruas centrais de Rio Maior, que também conta, entre outras, com Carolina Costa, Joana Pontes e Inês Mendes.

Além da prova internacional dos 20 quilómetros, o programa inclui marcha de promoção e légua de promoção, a partir das 15:30 para vários escalões etários.

Os 20 quilómetros marcha femininos iniciam-se às 18:00, a par dos 10 quilómetros para juniores femininos.

Pelas 18:12, partem os concorrentes para os 20 quilómetros marcha masculinos, dando-se início também aos 10 para juniores masculinos.

O Grande Prémio Internacional de Rio Maior em marcha resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Rio Maior, da Desmor e do Clube de Natação de Rio Maior, contando com o apoio da Associação de Atletismo de Santarém, e da World Athletics.

FB // JP

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS