Cristiano Ronaldo em silêncio gera contestação. Aguarda-se comunicado [em atualização]

Acompanhe todos os desenvolvimentos da chamada de Cristiano Ronaldo a tribunal. O jogador português irá depor, na qualidade de suspeito, no processo que o acusa de fraude fiscal.

Cristiano Ronaldo em silêncio gera contestação. Aguarda-se comunicado [em atualização]

Cristiano Ronaldo irá depor no Tribunal de Pozuelo de Alarcón, em Madrid, esta segunda-feira (31 de Julho), a partir das 11h30 locais (10h30 em Lisboa). O internacional português será ouvido à porta fechada para se defender das quatro acusações de delito fiscal que, alegadamente, lesaram o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros.

A acusação foi tornada pública durante a Taça das Confederações, em Junho, na Rússia

Segundo os advogados do estado vizinho, Cristiano Ronaldo cometeu de forma “consciente e voluntária” estas infrações entre 2011 e 2014, ao criar uma sociedade fiscal ilícita. Na audição de hoje, as autoridades irão avançar para uma pena mínima de 7 anos de prisão para Cristiano Ronaldo. De acordo com a imprensa espanhola, o jogador tem a possibilidade de pagar 29 milhões de euros de multa para reduzir um quarto da pena, mas o mesmo já terá recusado essa hipótese.

Cristiano Ronaldo irá ainda depor neste processo que se encontra em fase de instrução, na qualidade de suspeito. Estima-se que o próprio jogador, ou algum dos seus representantes, irá prestar declarações no final desta audição, em Madrid, onde se encontram cerca de 200 jornalistas de todo o mundo.

[em atualização]

9h58: Cristiano Ronaldo chegou ao Julgado de Instrução Número 1 do Tribunal de Pozuelo de Alarcón. Imagens revelam que o jogador entrou diretamente pela garagem do edifico. Está prevista uma declaração oficial do jogador após a sua audiência.

10h05: Chegaram os advogados de Cristiano Ronaldo e estes entraram pela entrada principal do Tribunal. Estão centenas de jornalistas e fãs do jogador à entrada do tribunal. As passagens estão protegidas por baias e outros objetos de proteção.

10h09: Segundo o ‘El Mundo’, a juíza desta audição é a mesma de um processo semelhante que envolveu o ex-jogador do F.C. Porto e do Atlético Madrid, Radamel Falcao. A audiência ainda se encontra em fase de instrução.

10h15: Cristiano Ronaldo entrou no edifício ao lado de Julio Cendal, chefe de segurança do Real Madrid.

10h30: A audiência arranca à hora prevista, 11h30 locais, 10h30 em Portugal Continental.

10h45: No exterior do Tribunal de Pozuelo de Alarcón, está um atril montado para Cristiano Ronaldo (ou um dos seus representantes) ler um comunicado após a audiência. Estima-se que o jogador contratou uma empresa de comunicação para fazer uma ‘roda’ de imprensa.

10h50: A imprensa espanhola diz que Cristiano Ronaldo já começou a depor.

11h00: A defesa de Cristiano Ronaldo para esta audiência é composta por dois advogados: o português António Lobo Xavier e outro advogado da Baker & McKenzie, uma das mais agências de advocacia mais reconhecidas mundialmente.

11h19: Estima-se que estejam presentes cerca de 200 jornalistas de 30 órgãos de comunicação social de 10 países. Vários deles pediram acreditação no tribunal antes de ser conhecido que a audição seria à porta fechada.

11h27: Funcionários do tribunal dizem que Cristiano Ronaldo encontrava-se “relaxado”.

11h53: Fãs do jogador à porta do tribunal cantam “free Ronaldo” (em português “libertem Ronaldo”).

12h05: Cristiano Ronaldo já foi ouvido em tribunal. A audiência durou exatamente uma hora e meia. O jogador não necessitou de intérpretes em audiência.

12h10: 215 funcionários da comunicação social aguardam a aparição pública de Cristiano Ronaldo. Espanhóis dizem que é a maior cobertura de sempre à porta dos tribunais do país.

12h15: Representante de Cristiano Ronaldo irá ler um comunicado. O mesmo afirma que o jogador “já está a caminho de sua casa”. Conferência de imprensa marcada para daqui a 20-30 minutos. Entretanto, será distribuída uma nota de imprensa.

12h32: A imprensa espanhola não perdoou o jogador português. Ouviram-se vários apupos logo após o representante de Cristiano Ronaldo ter dito que o mesmo “já ia a caminho de casa”.

Impala Instagram


RELACIONADOS