Bolonha vence AC Milan, de Sérgio Conceição, e conquista Taça de Itália
O Bolonha venceu hoje o AC Milan, treinado pelo português Sérgio Conceição, por 1-0 na final da Taça de Itália de futebol, que conquistou pela terceira vez, num jogo em Roma decidido pelo suíço Ndoye.

Um golo de Dan Ndoye aos 53 minutos bastou para decidir a contenda no Estádio Olímpico, na capital italiana, e derrotar a equipa do técnico luso, que contou com o internacional português Rafael Leão no ‘onze’ titular e João Félix a partir dos 62 mas não conseguiu erguer o troféu e garantir pelo menos a presença na fase de liga da Liga Europa no próximo ano.
Os bolonheses tinham conquistado o troféu em 1970 e 1974 e agora conseguem o terceiro triunfo 51 anos depois, ao passo que o AC Milan falha a sexta conquista, em 15 finais, e Conceição o 13.º título como treinador, segundo nos milaneses depois da Supertaça.
Num jogo renhido mas com poucas oportunidades claras de golo, em que o Milan só fez um remate enquadrado, no segundo tempo foi um corte de Théo Hernández que encontrou o internacional suíço no centro da área de Mike Maignan, que não teve hipóteses de defesa.
Daí para a frente, Conceição procurou montar um ‘cerco’ à baliza contrária, lançando João Félix para aumentar o critério na construção ofensiva, mas acabou por não conseguir ‘furar’ a resistência do adversário, ao contrário do 3-1 conseguido no fim de semana ante o mesmo adversário, mas para a Liga italiana.
O desfecho da 78.ª edição da Coppa Italia põe fim a um jejum de 51 anos por títulos para o Bolonha, além de acederem à fase de liga da Liga Europa na próxima temporada com a primeira conquista da carreira de treinador de Vincenzo Italiano.
As duas equipas estão ainda apuradas para a Supertaça de Itália do próximo ano, como finalistas da Taça, juntando-se-lhe primeiro e segundo classificados da Serie A este ano.
Do outro lado, os ‘rossoneros’ continuam à espera de nova conquista na ‘Coppa’, que não vencem desde 2003, numa época em que só a Supertaça se destaca, com o oitavo lugar, para já, no campeonato, e a saída no play-off da Liga dos Campeões.
O treinador português de 50 anos substituiu o compatriota Paulo Fonseca no clube milanês e rapidamente conquistou a Supertaça de Itália, mas hoje não conseguiu chegar ao 13.º título da carreira, e à 10.ª vitória numa final.
Antes, pelo FC Porto, somou três campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga, somando agora 29 jogos (15 vitórias) em Itália.
Até final da época, o AC Milan tem mais duas jornadas da Serie A, em que é oitavo classificado, para lutar pelo quarto lugar, ficando a faltar jogos com o já despromovido Monza e a sexta classificada Roma, agora como único caminho de acesso às competições europeias no próximo exercício.
SIF // JP
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram