Homem processa Havai por enviar alerta falso sobre míssil que lhe causou ataque cardíaco

Homem processou o Havai pelo envio de um alerta falso sobre um míssil e tem ataque cardíaco. Funcionário da Agência de Gestão de Emergências demitiu-se.

Homem processa Havai por enviar alerta falso sobre míssil que lhe causou ataque cardíaco

No início deste ano, a Agência de Gestão de Emergências do Havai enviou um alerta sobre um míssil, que mais tarde se veio a provar falso. Esta situação teve repercussões, uma vez que um homem ao receber o alerta entrou em paragem cardíaca.

LEIA MAIS: Alerta: Recebeu uma mensagem do Continente? Tenha cuidado, pode ser fraude

James Sean Shields e a namorada Brenda Reichel processaram, esta terça-feira, dia  27 de novembro, o estado do Havai. Decorrente deste incidente, Vern Miyagi, antiga diretora da Agência de Gestão de Emergências, do referido estado norte-americano, demitiu-se.

O casal afirma, no documento onde formalizam a queixa, que estavam a conduzir o automóvel em direção à praia, a 13 de janeiro, quando receberam vários alertas no telemóvel sobre um suposto míssil que rumava ao Havai. «Ambos os queixosos acreditaram que os alertas eram verdadeiros e ficaram extremamente assustados, pensando que iriam morrer em breve», lê-se.

Alerta: «AMEAÇA DE MÍSSIL EM DIREÇÃO AO HAVAI. PROCURE ABRIGO IMEDIATAMENTE. ISTO NÃO É UM SIMULACRO»

Sem saber o que fazer, o casal continuo o seu caminho rumo à praia. «Não haveria muito que pudesse fazer para se proteger da ameaça. Se ia morrer, então que morressem os dois juntos na praia».

Quando chegaram ao destino, ligaram a todos os amigos e familiares a despedirem-se. Nesse momento, o homem começou a sentir uma «forte dor no peito». Dirigiu-se ao hospital mais próximo, onde entrou em paragem cardíaca. Os médicos submeteram-no a tentativas de reanimação e depois realizaram uma cirurgia de emergência.

Um dos médicos que acompanhou o caso também culpou o estado do Havai, afirmando que o alerta de míssil enviado contribuiu «de forma substancial» para o ataque de coração e paragem cardíaca. «James Sean Shields não tinha [até à data em que ocorreu o incidente] qualquer problema cardíaco. Quinze minutos depois de ter recebido o alerta apresentou sintomas de enfarte agudo do miocárdio e, de seguida, teve uma paragem cardíaca», acrescentou.

Alerta falso

O alerta, que afirmava que afinal tudo se tratava de um engano, chegou depois. Afinal, não havia míssil algum a aproximar-se do Havai, mas o casal já se encontrava, nesse momento, a tentar evitar que o pior acontecesse.

Veio a saber-se que o alerta fora enviado por engano por um funcionário da Agência de Gestão de Emergências do Havai, durante um simulacro de emergência. Foi também nessa altura que Vern Miyagi se demitiu do cargo que ocupava.

Este episódio aconteceu numa altura de tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, por causa do programa nuclear desenvolvido por Pyongyang.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Impala Instagram


RELACIONADOS