Última Hora | Caixa Geral de Depósitos e Santander também alvo de ataque informático

Caixa Geral de Depósitos e Santander também estão a ser atacados, depois de PT, NOS e EDP terem sido os primeiros alvos.

Última Hora | Caixa Geral de Depósitos e Santander também alvo de ataque informático

Depois de a PT ter sido o primeiro alvo de um ataque informático, também a EDP e operadora NOS “está com problemas. Agora, é a Banca o alvo deste Ransomware: Caixa Geral de Depósitos e Santander acabam de ser atingidos.

Este ataque bloqueia os computadores e no ecrã surge a exigência do pagamento de “300 dólares” (por cada funcionário) para poderem voltar a  aceder ao sistema, revela a Impala.pt fonte interna.

Ransomware é um um ataque informático que restringe o acesso ao sistema. Depois, cobra um valor de “resgate” para restabelecer o acesso

Ransomware é uma crescente e cada vez mais comum ameaça. De acordo com a Cisco,  domina o mercado de malware e é o mais rentável da história.

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A. Compacta arquivos no computador da vítima num pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos poderão apenas ser recuperados de uma única forma. Apenas o uso de uma senha de 30 dígitos, que a vítima receberá após o pagamento do resgate no site do atacante, permite recuperar o acesso ao computador.

Alguns “funcionários foram enviados para casa”. E estão, inclusive, impedidos de se ligarem através de ligações externas”

A Telefónica também está a ser alvo do mesmo ataque. Na PT, “decorre uma auditoria interna para perceber até que ponto os servidores foram infetados e se há implicações para os clientes”, acrescenta a nossa fonte. “A empresa está parada”, conclui.

Última Hora – Exclusivo | PT alvo de ataque informático (em atualização)
A imagem que ilustra este artigo é a que surge nos ecrãs dos computadores da PT
Texto: Luís Martins | Conteúdos WIN

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS