Última Hora | PT, NOS, e EDP alvos de ataque informático (atualizada)

A PT está neste momento sob um ataque informático. A Administração ordenou que todos os computadores fossem desligados.

Última Hora | PT, NOS, e EDP alvos de ataque informático (atualizada)

ATUALIZAÇÃO:

A PT está neste momento sob um ataque informático. A Administração ordenou que todos os computadores fossem desligados. “Também a NOS está com problemas”, diz a nossa fonte. E “a EDP está em baixo”.

O tipo de ataque de que a PT está a ser alvo impede os funcionários de ligarem os computadores. No ecrã, surge a exigência do pagamento de “300 dólares” (por cada funcionário) para poderem voltara  aceder ao sistema, revela a Impala.pt fonte interna.

Ransomware é um tipo de malware – um ataque informático – que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser reestabelecido.

Ransomware é uma crescente e cada vez mais comum ameaça. De acordo com um relatório da Cisco,  domina o mercado de malware e é o mais rentável da história.

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A. Compacta arquivos no computador da vítima num pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos poderão apenas ser recuperados de uma única forma. Apenas uso de uma senha de 30 dígitos, que a vítima receberá após o pagamento do resgate no site do atacante.

Este golpe de extorsão, pois os crackers podem fornecer, ou não, o código HASH para descriptar os arquivos após pagamento de “resgate”.

Alguns “funcionários foram enviados para casa e estão, inclusive, impedidos de se ligarem através de ligações externas”.

A Telefónica também está a ser alvo do mesmo ataque. Na PT, “decorre uma auditoria interna para perceber até que ponto os servidores foram infetados e se há implicações para os clientes”, acrescenta a nossa fonte. “A empresa está parada”, conclui.

Do gabinete de Imprensa da PT responde uma mensagem de gravador a indicar que não é possível atenderem a nossa chamada por se encontrarem “fora do horário de atendimento”.

Aguardamos ainda comentário ao nosso email…

Última Hora – Exclusivo | PT alvo de ataque informático (em atualização)

A imagem que ilustra este artigo é a que surge nos ecrãs dos computadores da PT.

Texto: Luís Martins | Conteúdos WIN

Impala Instagram


RELACIONADOS