Celulite pode proteger mulheres de inflamação no cérebro

Estudo norte-americano, feito em ratos, mostra que a gordura subcutânea, responsável pela celulite, é capaz de atuar na diminuição da inflamação do corpo.

Celulite pode proteger mulheres de inflamação no cérebro

Segundo um estudo norte-americano publicado na revista científica Diabetes, a gordura subcutânea responsável pela celulite tem a capacidade de proteger o organismo das mulheres contra doenças inflamatórias, tais como problemas cardíacos e demência. A pesquisa foi realizada em ratos.

Os cientistas da Augusta University descobriram que as fêmeas com maior nível de gordura subcutânea têm menos inflamação no cérebro do que os machos. Depois de passarem por uma lipoaspiração, os níveis de inflamação no organismo das fémeas subiram.

Os investigadores ainda não sabem exatamente como a gordura protege o corpo, mas dados de pesquisas anteriores sugerem que estaria relacionado com a hormona feminina que age como um anti-inflamatório natural, o estrogénio. Apesar da descoberta, os cientistas reforçam a ideia de que as mulheres não devem engordar cm o propósito de ganharem celulite.

Gordura visceral é a mais perigosa

Os cientistas aponta que a gordura visceral é considerada a mais perigosa. Essa gordura fica localizada debaixo dos músculos e em redor dos órgãos. Na menopausa, as mulheres começam a produzir menos estrogénio e a quantidade de gordura visceral tem tendência a aumentar. O que, por sua vez, aumenta também o risco de doenças crónicas.

Para ler depois
Quatro formas de evitar a incontinência urinária
Espirrar e deixar escapar uma gota de urina é um problema muito comum na vida de quem sobre de incontinência urinária. O distúrbio, caracterizado pela perda involuntária de urina pela uretra (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS