Quatro formas de evitar a incontinência urinária

Espirrar e deixar escapar uma gota de urina é um problema muito comum na vida de quem sobre de incontinência urinária.

Quatro formas de evitar a incontinência urinária

Espirrar e deixar escapar uma gota de urina é um problema muito comum na vida de quem sobre de incontinência urinária. O distúrbio, caracterizado pela perda involuntária de urina pela uretra, é mais frequente no sexo feminino, uma vez que as mulheres têm, duas falhas no assoalho pélvico localizadas no hiato vaginal e no hiato retal. O problema pode manifestar-se tanto na juventude como mais tarde. Contudo, a incontinência urinária pode ser evitada e até mesmo corrigida.

São estas as principais causas da incontinência urinária

O enfraquecimento dos músculos do aparelho urinário e do assoalho pélvico são os principais responsáveis pelo desenvolvimento deste problema, mas há outros fatores. Tais como:

– Problemas do foro neurológico;

– Parto e gravidez;

– Tosse crónica;

– Aumento da próstata;

– Tumores;

– Obesidade;

– Bexiga hiperativa;

– Cirurgias que deixem lesões nos nervos do esfíncter masculino.

Como explica ao The Sun, a fisioterapeuta de saúde pélvica Esther Stubbs, apesar de alguns casos necessitarem de intervenção cirúrgica, na grande parte das vezes o problema pode ser tratado com alguns exercícios simples. Assim que são notados os primeiros sinais, deve procurar ajuda de um fisioterapeuta e fazer uma verificação de saúde pélvica para perceber o que está a acontecer.

Não faça xixi quando não tem vontade

A bexiga é uma espécie de tanque e só deve ser despejada quando está cheia. “Ao fazer xixi com frequência, está a treinar a bexiga para querer esvaziar-se quando não está cheia”, explica Esther.

Evite ingerir alguns alimentos

Frutas cítricas, pimenta, refrigerantes, água com gás, cafeína e bebidas alcóolicas irritam o revestimento da bexiga, aumentando assim a necessidade de urinar.

Coma mais fibras

As fibras ajudam no combate à constipação intestinal, que é uma das causas da incontinência porque o esforço para evacuar pode enfraquecer o assoalho pélvico.

Pratique pompoarismo

O pompoarismo é a técnica que consiste em apertar e soltar a musculatura do assoalho pélvico. A prática contribui para o fortalecimento da zona.

Quer perder peso antes do ano acabar? Siga estes conselhos
Não existe uma fórmula mágica para emagrecer, mas algumas atitudes assertivas podem significar alguns quilos a menos na balança até ao fim de 2022 (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS