Conceição Queiroz não contém as lágrimas ao dar notícia da morte de George Floyd

Conceição Queiroz lançava uma peça cujo tema era o caso de George Floyd quando se deixou tomar pela emoção e começou a chorar

Conceição Queiroz não contém as lágrimas ao dar notícia da morte de George Floyd

A Nova Gente registou o momento em que Conceição Queiroz não conteve as lágrimas em pleno direto no TVI24. A pivô lançava uma peça cujo tema era o caso de George Floyd quando se deixou tomar pela emoção e começou a chorar. As lágrimas da jornalista são agora as lágrimas do País, uma vez que milhares de telespectadores assistiram ao momento e estão a partilhá-lo nas redes sociais, em forma de homenagem. O site Espalha Factos também mostrou o momento.

LEIA DEPOIS
Autópsia polémica a George Floyd não revela morte por asfixia nem estrangulamento

George Floyd, o afroamericano de 46 anos que morreu após um polícia se ter ajoelhado sobre o seu pescoço, chocou os Estados Unidos e o mundo. Conceição Queiroz, assim como milhares de portugueses, não ficou indiferente ao caso. Por isso, ao comunicar que o polícia que asfixou George já tinha sido detido, acabou por ficar visivelmente consternada, levando a realização a passar à emissão da peça jornalística sem que conseguisse terminar o texto.

«Esta coisa de desvalorizar o racismo, as questões raciais, significa fazer tábua rasa» – Conceição Queiroz

 

No Instagram, Conceição Queiroz já tinha publicado um vídeo onde mostra a revolta e chama à atenção todos os que deixam passar os casos de racismo em branco. «Toca-me direta e profundamente. (…) Esta coisa de desvalorizar o racismo, as questões raciais, significa fazer tábua rasa, deitar por terra todas as lutas feitas nesse sentido. É ofender a comunidade também», alerta.

LEIA TAMBÉM
Polícia morto a tiro nos protestos pela morte de George Floyd [vídeo]

O caso que está a chocar o mundo aconteceu na passada segunda-feira, dia 25 de maio, em Minneapolis, uma cidade do estado do Minnesota, nos Estados Unidos. O vídeo, que continua a correr a Internet, mostra um polícia a imobilizar George Floyd no chão, colocando um joelho no pesçoso do homem afroamericano. Apesar das onze vezes em que George repetiu «não consigo respirar», a força do polícia continuou e acabou por provocar a sua morte. Na sequência desta cena, que o mundo desejava que fosse apenas ficção, milhares de norte-americanos protagonizaram protestos anti-racismo.

Impala Instagram


RELACIONADOS