Impala

Pesadelo na Cozinha: Figurantes simulam reclamações

Donos do restaurante Tomate revelam que clientes de Pesadelo na Cozinha são figurantes… do programa da RTP A Praça!

Seis meses depois de Ljubomir Stanisic ter passado pelo restaurante Tomate, em Espinho, Edmundo Gomes e a mulher ainda recordam alguns episódios com muita clareza.

Rosário acredita que muitas situações são montadas pela produção e dá exemplos: “Houve um dia em que o empregado pousou o sal fino numa mesa e depois o chefe escondeu-o. O cliente reclamou e o meu empregado fez papel de tolo à procura do sal. O chefe disse-lhe para dizer ao cliente que voltasse no dia seguinte e já teria direito a sal”.

“Alguns clientes são figurantes da Praça da Alegria”

Rosário acredita ainda que a produção contrata figurantes para reclamarem. “Num dia tive mais reclamações do que num ano inteiro e tenho a certeza que alguns dos clientes que reclamaram são figurantes do programa Praça da Alegria [A Praça, programa das manhãs da RTP1] porque identifiquei pelo menos duas pessoas na televisão. As situações são montadas, mas o telespectador não sabe e é induzido em erro”, afirmou. O casal disse ainda acreditar que a imagem que irá passar do restaurante é negativa.

Desde que o programa foi gravado muito mudou no restaurante O Tomate. O chefe introduziu uma nova ementa e um ajuste nos pratos, mas algumas propostas já voltaram ao menu, como a lasanha com molho bechamel (o molho tinha sido retirado por conselho do chefe) ou algumas das pizzas a que os clientes já estavam habituados.

A decoração também foi alterada. Contudo, as alterações não foram profundas. “Tirámos as fotografias das nossas viagens que a produção pôs numa das paredes, voltámos à toalhas antigas, mas não mudámos muita coisa”, contou Rosário.

Remodelação foi “decepcionante”

O casal conta que o objetivo da participação era conseguir uma remodelação a nível de equipamentos, o que acabou por ficar aquém das expectativas. “Foi decepcionante”, afirmou Edmundo Gomes.

O proprietário da pizzaria tem agora receio da exposição negativa, do “jogo de palavras, de cortarem expressões sem contexto, que possam fazer parecer algo que não corresponde à verdade”.

Contudo, o casal de Espinho, ainda que arrependido, agradece alguma ajuda do programa. No entanto, não sabe ainda se terá valido a pena. “Estes programas exploram a desgraça e montam uma telenovela. Houve um dia, por exemplo, que limpámos o fogão e a imagem que vai passar acredito que vá ser a da gordura a escorrer depois de colocarmos o desengordurante. São estas coisas que me preocupam. Se valeu a pena? Não me parece. Veremos no domingo se vão aparecer mais clientes”, concluiu Edmundo.

Texto: Cynthia Valente | Fotos: João Manuel Ribeiro / Impala
Saiba tudo sobre o programa Pesadelo na Cozinha na edição desta semana da TV7 Dias, já nas bancas!

 

Mais

RELACIONADOS