Voos cancelados no Aeroporto de Genebra devido à neve [vídeo exclusivo]

Cerca de 28 voos foram cancelados no Aeroporto de Genebra esta quinta-feira, 01 de março.

Esta quinta-feira, 01 de março, foram cancelados cerca de 28 voos no Aeroporto Internacional de Genebra devido ao mau tempo e à neve que está a cobrir por completo as pistas de aterragem e descolagem.

O grande número de pessoas que não pôde viajar para os seus destinos revelou o caos no Aeroporto, sabendo a Impala que chegaram a ser distribuídas várias garrafas de água para quem aguardava o ponto de situação dos seus voos.

LEIA TAMBÉM: Vaga de frio da Sibéria já matou quase 50 pessoas na Europa

À Impala, um casal português, residente na Suiça, contou que esteve desde as 06h50 até às 11h (hora local) à espera de notícias. Cerca de cinco horas depois, foi-lhes informado que não poderiam viajar para o destino pretendido, Roma, em Itália.

«Quando nos mandaram ir para a porta de embarque pensámos que conseguiamos viajar. No entanto, fomos até à porta de embarque para nos dizerem que estava cancelado. Não se faz», conta a jovem.

Aos lesados pelo cancelamento dos voos será garantido o reembolso do valor ou o agendamento de viagem futura.

Aeroporto fechado na sequência de nevão

Segundo a LUSA, o aeroporto de Genebra foi encerrado esta manhã na sequência de um nevão, anunciaram as autoridades aeroportuárias suíças.

“Em virtude das condições meteorológicas, o aeroporto de Genebra está fechado ao tráfico aéreo até nova ordem”, explicam as autoridades suíças, sem indicarem qualquer previsão para a reabertura.

Os passageiros foram aconselhados a “não se deslocarem ao aeroporto neste momento”.

Temperaturas baixas causam estragos nas estradas

Na Suíça, um pico de -36°C foi registado em Glattalp, a 1.850 metros acima do nível do mar, um local desabitado e onde acontecem habitualmente este tipo de extremos.

Em toda a Europa, a neve e o gelo causaram estragos nas estradas, muitos voos foram cancelados ou atrasados nos aeroportos britânicos e, na Irlanda, a companhia aérea Ryanair cancelou todos os voos que partem e chegam de Dublin.

Os aeroportos de Edimburgo e Glasgow, os mais importantes da Escócia, estiveram hoje fechados e os comboios e autocarros interromperam os serviços devido à intensa tempestade de neve que atinge a região.

LEIA AINDA: Cancelados 10 voos de Lisboa e Porto para a Suíça e Reino Unido devido ao mau tempo

A quantidade de neve acumulada e a previsão de que a tempestade deverá intensificar-se levaram empresas como a British Airways, FlyBe e a easyJet a cancelarem voos nos maiores aeroportos da região: Edimburgo, Glasgow e Aberdeen.

Também muitas escolas foram fechadas no Reino Unido, na Irlanda, no norte da Espanha e em Portugal, na Bósnia e no Kosovo, bem como na Albânia, onde muitas aldeias e pequenas cidades ficaram isoladas, devido à neve e a estradas cortadas.

 

Fotos: DR

Impala Instagram


RELACIONADOS