Vespa asiática obriga ao encerramento do Parque da Pena em Sintra

A zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, foi encerrada ao público, depois de ter sido descoberto um ninho de vespas asiáticas.

Vespa asiática obriga ao encerramento do Parque da Pena em Sintra

A zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, foi encerrada ao público, depois de ter sido descoberto um ninho de vespas asiáticas, estando prevista a reabertura na quarta-feira, 18 de setembro, anunciou esta segunda-feira, 16 de setembro, a empresa que gere o espaço.

LEIA DEPOIS
Legislativas: O que propõe cada Partido no apoio às vítimas de violência

Em comunicado, a Parque de Sintra -Monte da Lua (PSML) explica que a decisão de encerrar a zona ocidental do Parque da Pena, em que se incluiu o Chalet da Condessa d’Edla, surgiu depois de terem sido contactados os serviços de Proteção Civil da Câmara Municipal de Sintra, no distrito de Lisboa. A nota acrescenta que os serviços de Proteção Civil «vão proceder à eliminação do ninho de vespa asiática», prevendo-se que o espaço possa reabrir ao público na manhã de quarta-feira.

Vespas asiáticas reagem de modo agressivo

Na época da primavera, as vespas asiáticas constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados, sendo os principais efeitos da presença desta espécie sentidos na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas – e na saúde pública. Não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo e podem fazer perseguições até algumas centenas de metros.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no plano de ação, nunca se devendo usar armas de fogo (de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos. Na ausência ou perda da rainha, esta espécie tem a capacidade de as obreiras se transformarem em fêmeas fundadoras e construírem novos ninhos.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 17 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS