Candidato às presidenciais francesas Zemmour acusado de de assédio sexual

Oito mulheres acusam o candidato às eleições presidenciais francesas Éric Zemmour de assédio sexual, segundo uma reportagem publicada hoje pelo meio de comunicação Mediapart, tendo o antigo jornalista qualificado a investigação como “patética”.

Candidato às presidenciais francesas Zemmour acusado de de assédio sexual

As oito mulheres que aceitaram falar e dar a cara nesta investigação descrevendo situações em que Éric Zemmour se aproveitou do seu estatuto para tentar intimidá-las ou forçá-las a ter relações sexuais com ele. As agressões terão ocorrido entre 1999 e 2019, mas nenhuma destas mulheres apresentou queixa contra o agora candidato. Algumas destas agressões terão ocorrido enquanto Zemmour era jornalista no jornal Le Figaro, mas também na televisão iTélé, canal que precedeu o canal de informação CNEWS, no qual o candidato trabalhou durante mais de uma década.

LEIA DEPOIS
Quase dois em cada 10 inquiridos em estudo foi vítima de assédio sexual no trabalho

As vítimas eram maioritariamente jovens estagiárias, mas também rececionistas, maquilhadoras de televisão e outras mulheres com quem Zemmour se cruzou no âmbito do seu trabalho. O ex-jornalista dizia que caso as jovens cedessem aos seus avanços, isso teria um impacto positivo nas suas carreiras. Os autores da investigação tentaram contactar Éric Zemmour, mas no canal France 2 ainda em dezembro, o candidato disse que não fala da sua vida privada. A sua campanha qualificou hoje a investigação como “patética”.

Éric Zemmour assume-se como misógino, tendo partilhado durante os seus mais de 30 anos de vida pública como jornalista, cronista e comentador político as suas opiniões sobre as mulheres e o feminismo. Segundo o agora candidato às eleições presidenciais, a maior parte das mulheres ascendeu na política por envolvimento com antigos presidentes e não por mérito. Para Zemmour, as mulheres “não exprimem poder”, as que são jornalistas “dormem” com políticos para obter informações e “os grandes génios são homens”.

As eleições francesas decorrem em 10 e 24 de abril e há 12 candidatos oficiais: Nathalie Arthaud, Nicolas Dupont-Aignan, Anne Hidalgo, Yannick Jadot, Jean Lassalle, Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Mélenchon, Valérie Pécresse, Philippe Poutou, Fabien Roussel e Éric Zemmour.

Impala Instagram


RELACIONADOS