Última Hora: Morreu Kofi Annan

Ex-secretário geral das ONU morreu aos 80 anos. Foi o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001.

Última Hora: Morreu Kofi Annan

Morreu aos 80 anos Kofi Annan. Nascido em Kumasi, a 8 de abril de 1938, foi um diplomata do Gana. Entre 1 de janeiro de 1997 e 1 de janeiro de 2007, foi o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001.

Annan e as Nações Unidas receberam o Prémio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Sida, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento nos seus esforços para cuidar das populações mais necessitadas.

LEIA MAIS: Última Hora: Beatriz Segall está internada em estado grave

Kofi Annan nasceu no distrito de Kofandros de Kumasi, no Gana — que era, na época, uma colónia britânica da Costa do Ouro. É irmão gémeo, o que lhe confere uma posição de respeito na cultura de Gana.

A irmã gémea, Efua Atta, que morreu em 1991, usava o nome do meio, Atta, que, em fanti e akan significa precisamente gémeo. Annan e a irmã nasceram numa das famílias aristocráticas do seu país. Tanto os avós e como o tio fora chefes tribais.

Kofi Annan recebeu o nome de acordo com o dia da semana em que nasceu: Kofi significa sexta-feira

Na tradição antroponímica de Akan, algumas crianças recebem o nome de acordo com o dia da semana em que nascem. Kofi, em Akan, é o nome que corresponde a sexta-feira.

De 1954 a 1957, Annan frequentou o colégio elitista Mfantsipim, internato metodista em Cape Coast fundado na década de 1870. Annan disse que o colégio o ensinou que «o sofrimento num lugar preocupa pessoas em todos os lugares». Em 1957, o ano em que Annan se graduou em Mfantsipim, o Gana tornou-se independente do Reino Unido.

Em 1958, começou a estudar Economia na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Kumasi, agora Universidade Kwame Nkrumah de Ciência e Tecnologia do Gana.

LEIA MAIS: Encontrado corpo de grávida assassinada por marido que na TV a deu como desaparecida

Kofi Annan recebeu uma doação da Fundação Ford, possibilitando-o completar os estudos de graduação no Macalester College, em St. Paul, Minnesota, Estados Unidos, em 1961.

Annan, depois, fez uma licenciatura em Relações Internacionais no Graduate Institute of International and Development Studies em Genebra, na Suíça, de 1961 a 1962.

Depois de alguns anos de experiência de trabalho, estudou no MIT Sloan School of Management (1971/72) no programa Sloan Fellows e obteve o diploma de Master of Science (M.S.).

LEIA MAIS: Condenada a 6 anos de prisão por matar homem que a assediou

Annan era fluente em Inglês, Francês, kru e outros dialetos de akan e outras línguas africanas.

A 13 de dezembro de 1996, o Conselho de Segurança das Nações Unidas recomendou Annan para substituir o Secretário-Geral anterior, Boutros Boutros-Ghali, do Egito, cujo segundo mandato enfrentou o veto dos Estados Unidos.

Confirmado quatro dias depois pelo voto da Assembleia Geral, Kofi Annan iniciou o primeiro mandato como Secretário-Geral a 1 de janeiro de 1997.

Impala Instagram


RELACIONADOS