«Teremos de pagar», diz advogado. «Paga em dinheiro», responde Trump sobre ex-modelo da Playboy

O jornal The New York Times revelou gravações de conversas entre Trump, um dos seus advogados e uma ex-modelo da Playboy, para cobrir um caso ocorrido em 2006.

No passado sábado, dia 21 de julho, o Presidente dos EUA, Donald Trump, considerou  ser «inconcebível que um advogado grave um cliente», relativamente ao alegado registo de uma conversa por parte do advogado de Trump sobre pagamentos a uma antiga modelo da Playboy.

Na página de Twitter do chefe de Estado norte-americano, Trump referiu ser «possivelmente ilegal» a alegada gravação que Michael Cohen, advogado profissional do Presidente dos EUA, fez, antes das eleições presidenciais, em que ambos se referiram a pagamentos a uma ex-modelo da Playboy que dizia ter tido um caso com Donald Trump.

«É ainda mais inconcebível que um advogado grave um cliente», disse Donald Trump no Twitter.

O diário norte-americano The New York Times e o canal CNN, que divulgaram a informação, citam advogados e outras fontes conhecedoras da gravação, apreendida pelo FBI durante uma busca ao escritório de Michael Cohen. No âmbito da investigação pelo seu envolvimento no pagamento a mulheres, o objetivo era silenciar notícias potencialmente prejudiciais para Trump antes das eleições de 2016.

Cohen pode ser ouvido nas gravações a dizer a Donald Trump que ele irá precisar de uma empresa fictícia para combinar esses pagamentos.

Trump: «Qual financiamento?»

Cohen: «Teremos de pagar. Preciso de abrir uma empresa para a transferência de todas essas informações ao nosso amigo David.»

Trump: «Paga com dinheiro.»

Cohen: «Não, não…»

Ouça no vídeo:

O jornal The New York Times até relembra que Michael Cohen já disse que arriscaria a sua vida por Donald Trump. «Eu levava um tiro dado pelo sr. Trump», disse Cohen em entrevistas à Fox News e à Vanity Fair no ano passado.

Todo o universo político e jurídico norte-americano, é conhecido que o atual Presidente dos EUA trata muito mal Cohen, um homem de família com mulher e dois filhos que é conhecido que já se sente «isolado».

Insultos, ameaças de despedimentos são algumas das formas de como o advogado é tratado. «Donald faz de tudo para tratá-lo como lixo», disse Roger J. Stone Jr., o conselheiro político informal e mais antigo de Trump ao jornal The New York Times. Junto de Cohen, Stone era uma das cinco pessoas que originalmente rodeavam Trump quando estava a planear a campanha presidencial antes de 2016.

A investigação criminal federal procura esclarecer se estes pagamentos violaram as leis de financiamento de campanhas eleitorais.

No decurso destas buscas, e segundo referiu o The New York Times na ocasião, os agentes federais também detetaram documentos relacionados com duas outras mulheres, uma delas Kareb McDougal, ex-modelo da Playboy que afirmou ter mantido uma relação de um ano com Trump em 2006 e foi este sábado identificada como a mulher da gravação.

McDougal considerou ser o momento para vender a sua história e optou por conceder uma entrevista por 150.000 dólares (129.000 euros) ao tabloide National Enquirer (da empresa American Media Inc.) cujo diretor executivo, David J. Pecker, é amigo de Trump. Este decidiu não publicar qualquer informação.

Ainda durante a rusga do mês de abril, o FBI confiscou vários documentos que revelavam uma transferência de 130 mil dólares (112 mil euros) do advogado de Trump para a atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels. Com tudo isto, Michael Cohen está a considerar colaborar com as autoridades.

O advogado pessoal de Trump, Rudolfo Giuliani, confirmou ao The New York Times que o Presidente fala na gravação (de menos de dez minutos) com Cohen sobre o pagamento à mulher, mas frisou que o pagamento acabou por não se concretizar, sendo este documento «uma poderosa prova de desculpabilização».

«Nada nesta conversa sugere que [o presidente] teve qualquer conhecimento prévio sobre isto», disse Giuliani, para acrescentar que indicou a Cohen que se tivesse que efetuar um pagamento seria em cheque e não em dinheiro corrente.

Melania e Donald Trump já fazem vidas separadas debaixo do mesmo tecto

Impala Instagram


RELACIONADOS